Estudantes transformam apicultura em negócio e aumentam renda em Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com apoio de um projeto educacional, estudantes do curso técnico em agropecuária transformam enxames urbanos em oportunidade de negócio e fortalecem a produção de mel e derivados.

O que começou como uma preocupação acabou se transformando em oportunidade. A florista Gabrielle Amarante, que recentemente se mudou com a família para um terreno às margens da BR-343, em Floriano (PI), viu dois enxames se instalarem entre suas plantas.

Foto: TV Clube

O espaço, criado para o negócio de jardinagem, atraiu clientes e… abelhas. “Como a gente tem grandes variedades de plantas, tanto ornamentais como frutíferas, é bem comum aparecer maribondos, borboletas. Mas a abelha é um pouco novo para a gente”, contou Gabrielle.

Com medo dos insetos, mas preocupada em preservar os enxames, a família buscou ajuda de Jaynne Márcia, estudante de biologia e apicultora. Com experiência na captura de enxames, ela assumiu a missão de retirar os ninhos com segurança, protegendo tanto os moradores quanto as abelhas.

“A gente falou com eles, conversou para terem paciência, que a gente ia tirar com segurança. Na apicultura, eu quero empreender tanto com a comercialização de mel quanto de outros derivados. Hoje, junto com minha tia, temos uma mini fábrica na cozinha de casa onde fazemos sabonetes com o mel das abelhas”, explicou Jaynne.

Foto: TV Clube

A tarefa exige técnica. Depois de mais de 10 dias, as abelhas seguem protegendo a abelha-rainha em locais de difícil acesso. Assim que forem capturadas, serão levadas para um apiário na zona rural.

APICULTURA E RENDA

A paixão de Jaynne pela apicultura começou ainda no curso técnico em agropecuária do Colégio Técnico de Floriano. Foi lá que ela ganhou as primeiras caixas para criação de abelhas e iniciou sua jornada no ramo.

O projeto Jovem Empreendedor Rural é desenvolvido pela própria instituição de ensino. A iniciativa já beneficiou dezenas de estudantes do curso técnico de agropecuária, fornecendo kits com coméias, macacões e fumegadores para investir na criação de abelhas.

“O projeto nasceu da intenção dos docentes em ajudar alunos que queriam criar abelhas, mas não tinham condições financeiras. Depois de receber o kit, eles continuam sendo orientados. Muitos compram novas coméias, outros conseguiram ampliar a produção com apoio de financiamento bancário, e hoje geram renda com a criação da Apis mellifera”, contou o professor Laurielson Alencar.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados