Ex-embaixador brasileiro fala em ‘tática de guerrilha’ para responder a Donald Trump

-

- Advertisment -spot_img

Roberto Abdenur atuou por 45 anos no serviço diplomático brasileiro e foi embaixador em Washington, Pequim e em Berlim. Para ele, o Brasil deve responder presidente americano com firmeza.

Para Roberto Abdenur, que atuou por 45 anos no serviço diplomático brasileiro e foi embaixador em Washington, Pequim e em Berlim, o Brasil deve responder com firmeza, mas sem estridência à chantagem tarifária de Donald Trump.

Em entrevista ao podcast O Assunto da sexta-feira (11) Abdenur destacou um dos princípios básicos das Nações Unidas, que é o da não intervenção em assuntos internos de outros países.

O presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: Luis M. Alvarez/AP

“Princípio que Trump está desrespeitando grosseiramente, brutalmente. Temos que reagir”.
Em conversa com Julia Duailibi no podcast, o embaixador fala em uma “contraofensiva” que, para ele, seria uma “guerra de guerrilha no território inimigo”.

“É hora de nós partirmos, a meu ver, para uma contraofensiva. Nós devemos conduzir uma espécie de guerra de guerrilha no território inimigo, mediante diversas ações. Nós devemos mobilizar os políticos democratas, fazê-los conscientes dessa barbaridade e estimulá-los a se pronunciar contra o que o Trump está fazendo.”
Além de acionar políticos do partido democrata, Abdenur sugere que a Embaixada em Washington elabore uma nota mostrando os abusos da ação de Trump e a realidade dos fatos. Ao anunciar a tarifa de 50% a produtos brasileiros, Trump usou como argumento o fato de o Brasil “não estar sendo bom” para os EUA. Mas, na realidade, o Brasil importa mais do que exporta na relação com os EUA desde 2009.

Abdenur sugere também que empresários que têm relações comerciais com o Brasil sejam acionados. Segundo ele, quem importa produtos brasileiros deve ser mobilizado, já que as tarifas devem aumentar os preços, elevando a inflação nos EUA. E quem exporta para o Brasil pode ficar preocupado, caso o governo brasileiro decida retaliar os EUA com tarifas recíprocas.

O diplomata lista ainda ações possíveis dentro do solo brasileiro, como a manifestação do Congresso, a mobilização de entidades empresariais e governadores simpáticos ao governo Lula.

“É preciso que se levantem as vozes de governadores sensíveis à gravidade do que está acontecendo. Ao atentado à soberania brasileira muito grave que o Trump está fazendo”.

O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 161 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 12,4 milhões de visualizações.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Autor da “Lei Felca”, vereador Diego Vieira é investigado por suspeita de exploração sexual infantil

O parlamentar é autor da Lei Municipal Felca, que tem objetivo promover ações de enfrentamento à violência sexual contra...

Empresas vão poder abater dívidas com Anatel se conectarem faculdades à internet

Há pelo menos 118 unidades de ensino superior com dificuldades de acesso.Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e...

Piauí autoriza parceria para abrigar animais vítimas de maus-tratos apreendidos pela polícia

As propostas das organizações interessadas podem ser enviadas de 12 de fevereiro a 12 de março. O resultado final...

Prefeito no interior do Piauí anuncia pagamento de 60% do precatório do FUNDEF durante a Jornada Pedagógica 2026

A iniciativa representa um marco importante na valorização dos profissionais da educação e reafirma o compromisso da gestão municipal...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...

MS leva conscientização sobre uso de preservativos para prevenção de doenças durante os carnavais de Recife, Salvador e Rio de Janeiro

Padilha reforça importância da proteção durante a folia e destaca a distribuição de 138 milhões de preservativos para todo...

Entenda a medida aprovada no Congresso que pode diminuir o preço da conta de luz

Medida reúne alterações que buscam reestruturar o setor elétrico...

Alunos do Ensino Médio podem receber bolsa a partir de março do Programa Pé-de-Meia

Poupança para estimular desempenho escolar tem R$ 6,1 bilhões...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você