Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ex-presidente Bolsonaro chega ao hospital em Brasília; médicos vão avaliar necessidade de cirurgia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ex-presidente foi internado às pressas na sexta-feira após sentir fortes dores abdominais enquanto participava de um evento político no interior do Rio Grande do Norte. Bolsonaro está com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial do órgão.

O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou na noite deste sábado (12) ao hospital particular DF Star, em Brasília, onde será avaliado por uma equipe médica que vai decidir se ele precisará passar por nova cirurgia no intestino.

Essa avaliação será feita já neste domingo (13), e a cirurgia, se for necessária, poderá ser realizada na parte da tarde.

Foto: Sesed/Ceará

Bolsonaro foi internado às pressas na sexta-feira (11), após sentir fortes dores abdominais enquanto participava de um evento político no interior do Rio Grande do Norte.

Ele chegou a Brasília estável e com menos dores.

“O presidente está em condições estáveis. Acabamos de avaliá-lo, sem nenhuma intercorrência. Houve uma melhora no quadro de dor, e ele está bem confortável neste momento. Realizamos novos exames agora — toda a equipe multidisciplinar que o acompanha repetiu exames de imagem e laboratoriais — e estamos aguardando alguns resultados para tomar a conduta final”, afirmou o médico Leandro Echenique.

O primeiro atendimento ao ex-presidente foi feito no hospital da cidade de Santa Cruz (RN), ainda na sexta. De lá, ele foi transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, na capital potiguar.

Ao contrário do que ocorreu em internações anteriores, desta vez a família decidiu não acionar o cirurgião Antônio Macedo — que acompanhou Bolsonaro em diversos episódios desde o atentado de 2018 — e optou por chamar o médico Cláudio Birolini, de São Paulo, especialista em cirurgia geral.

Birolini participou de uma entrevista coletiva nesta manhã, ao lado da equipe médica do hospital em Natal.

Segundo ele, Bolsonaro está com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes.

O problema é causado por aderências formadas em decorrência das múltiplas cirurgias que o ex-presidente já fez após levar uma facada durante a campanha eleitoral de 2018.

“Ele tem tido esses episódios recorrentes, que são comuns em pacientes submetidos a diversas cirurgias. Mas esse caso atual parece mais grave do que os anteriores”, afirmou o médico. “Estamos tentando resolver com medidas clínicas, como jejum, descompressão gástrica com sonda e hidratação intravenosa. Mas ainda aguardamos a evolução do quadro.”

Em uma publicação nas redes sociais, Bolsonaro disse que chegou a subestimar a gravidade da situação. Ele relatou que passou por uma forte distensão abdominal e dores intensas, e que os próprios médicos se surpreenderam com o estado clínico.

Segundo ele, esse foi o episódio mais grave desde o atentado, e é provável que precise de uma nova cirurgia nos próximos dias, seja em Brasília ou em São Paulo.

No fim da tarde, Bolsonaro recebeu alta do hospital em Natal. Ele saiu andando, entrou em uma ambulância e foi levado até o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Uma UTI aérea enviada de Belo Horizonte o transferiu para Brasília.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Competições esportivas do Dia do Trabalhador em Guadalupe têm inscrições prorrogadas até 30 de abril

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, em parceria...

Governo Lula tenta aprovar fundo privado para gastar fora do orçamento

Já o Tribunal de Contas da União (TCU) sugere que o governo aguarde o resultado de auditorias. O governo de...

Adolescente de 15 anos morre após ser atingida por disparo acidental feito pelo primo em Canto do Buriti

Uma adolescente de 15 anos, identificada como Ismaelda Oliveira da Silva, morreu neste sábado, 26 de abril, no município...

Jovem sofre AVC após contrair bactéria roendo as unhas

Mario Colomina, influenciador, compartilhou seu relato nas redes sociais e alertou os perigos do vício de roer as unhas. O...
spot_img

Silvio Mendes afirma que Hospital São Marcos obteve mais de R$ 30 milhões irregularmente

Prefeitura de Teresina nega repasses e acusa hospital de repasses irregulares; unidade enfrenta crise financeira com dívida superior a...

Rafael Fonteles entrega recuperação da PI-331 e visita unidades do Piauí Saúde Digital em Boqueirão e Cocal de Telha

Governador anunciou ainda a implantação de equipamentos de raios X para os dois municípios. O governador Rafael Fonteles visitou, neste...
spot_img

Posts Recomendados