O ex-prefeito de Água Branca (PI) e ex-presidente da APPM, Associação Piauiense de Municípios, Jonas Moura (PSD), assumiu, nesta terça-feira (11), o cargo de Diretor de Engenharia de Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A indicação de Jonas foi feita pelo presidente regional do PSD, deputado federal Júlio César.
Jonas Moura é bancário, foi prefeito duas vezes de Água Branca (PI), presidente da APPM e conselheiro fiscal da Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília. “Fico feliz por essa nova missão, espero colaborar com projetos e investimentos para os municípios do Piaui. Meu propósito é ajudar no desenvolvimento da instituição e ajudar no seu papel de fomentar o saneamento no nosso país”, disse Jonas Moura.
A Funasa tem sede em Brasília e conta com 26 unidades, uma em cada estado. Atualmente a Funasa é responsável por ações ligadas ao saneamento básico e prevenção de doenças. Entre elas a construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, implantação de melhorias sanitárias domiciliares, tratamento e destinação final de resíduos sólidos.
Para o presidente do PSD/PI, deputado federal Júlio César, o Brasil enfrenta uma epidemia e o período pós-pandemia será de forte combate a problemas sanitários. “O Brasil e o mundo vão olhar áreas como a da competência da Sudene com melhores olhos, começar pelo trabalho com esgotamento sanitário que ainda é um problema no nosso país, o Jonas conhece a realidade das nossas cidades, sabe dos problemas na origem, só tem a somar para ajudar nosso estado e a instituição”, disse.
O deputado Georgiano Neto, que participou da posse, explicou que a experiência de Jonas Moura com a gestão de municípios será um diferencial na condução do cargo. “O Jonas é experiente e um gestor bem-sucedido. É referência para o Piauí e para o Brasil e com certeza vai somar à frente da Funasa. A gente fica entusiasmado com os resultados que podemos apresentar ao Piauí com a nomeação dele”, explicou o deputado.