Falta pouco mais de uma semana para início do B-R-O-Bró; veja os cuidados com período seco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Apesar de indicar os meses que têm no nome a terminologia em BRO, esse período mais seco tem início no mês de agosto.

O mês de julho está terminando e com ele encerra a temperatura mais amena. Para dar início ao que chamamos popularmente de B-R-O-Bró, que é o período mais seco do estado do Piauí. Apesar de indicar os meses que têm no nome a terminologia em BRO, esse período mais seco tem início no mês de agosto.

A transição entre o período chuvoso e o período seco é chamada de fase pós-estacional, que acontece entre os meses de junho e julho, onde há uma permanência de padrão da umidade e das condições ventosas, além de temperaturas mais agradáveis durante a madrugada.

De acordo com o climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estadual de Defesa Civil (Sedec), o mês de agosto já pode ser considerado um BRO-Bró devido às condições de temperatura e baixa umidade no período.

“As condições que caracterizam o chamado período seco ou no popular período de estiagem é o fato de que há praticamente um céu límpido, azul e sem concentração de nuvens, consequentemente, nós temos indicador de irradiação muito maior. Muita luminosidade e isolações. As temperaturas tendem a crescer”, explicou.

Werton Costa alerta que no período seco a tendência é ter padrões de temperaturas mais elevadas e o cuidado com a saúde deve ser reforçado.

“Esse período é bastante adverso e agressivo à saúde humana, tanto pela irradiação ultravioleta, que é cancerígena, como pela temperatura elevada, mas também pela umidade relativa do ar bastante baixa. Devemos tomar cuidado necessário às atividades físicas, que devem ser evitadas entre 10h às 16h e a água é super essencial. Além de frisar sobre os cuidados adicionais com as queimadas, que devem ser evitadas, até porque é um crime passivo de punição”, orientou.

Umidade pode chegar a 30%

O climatologista Werton Costa comenta que o Piauí já ultrapassou o padrão de temperatura mínima recomendada pelos organismos internacionais, que apontam como ideal em torno de 50% a 60% e destaca que o ano de 2024 será o mais quente da história.

“Os padrões de temperatura podem chegar a 30% e em casos extremos, até mesmo 10%, que é o que a gente caracteriza como umidade típica de deserto. O que tem de diferente neste ano de 2024 é que ele vem sendo tipificado no mundo inteiro como o ano mais quente da história. Essa condição de período seco já está sendo antecipado, que já está plenamente visível no mês de julho”, finalizou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles anuncia novas obras do OPA para Floriano em 2025

As intervenções promoverão melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, beneficiando a população. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)...

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...
spot_img

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...
spot_img

Posts Recomendados