Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Fenômeno climático: chuva preta deve ocorrer em parte do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A chuva preta ocorre quando partículas de fuligem, resultantes de queimadas e poluição, se misturam com a umidade atmosférica e são devolvidas à superfície na forma de chuva.

Nos próximos dias, uma nova frente fria que está avançando para a Região Sul e Sudeste do Brasil, associada a grandes concentrações de fuligem na atmosfera, pode provocar o fenômeno conhecido como “chuva preta”. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que essa água poderá conter contaminantes, tornando-a inadequada para o consumo e prejudicial ao meio ambiente.

Fenômeno climático: chuva preta deve ocorrer em parte do Brasil

A chuva preta ocorre quando partículas de fuligem, resultantes de queimadas e poluição, se misturam com a umidade atmosférica e são devolvidas à superfície na forma de chuva. Esse fenômeno é potencializado pela combinação de uma frente fria vinda da Argentina e do Paraguai com a poluição atmosférica. O resultado é uma precipitação que carrega sujeiras e contaminantes, afetando solo, rios e vegetação.

De acordo com o Inmet, o fenômeno deve atingir principalmente os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é que a chuva preta se estenda para o sul de Mato Grosso do Sul e áreas do Sudeste à medida que a frente fria se desloca. A intensificação das chuvas está prevista para começar já na noite de sábado (14) em Santa Catarina e, no domingo (15), atingir o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.

Previsão do tempo
O Inmet prevê que, após a passagem da frente fria, a chuva começará a diminuir na Região Sul entre sábado e domingo. A frente fria deve avançar para São Paulo e outras áreas do Sudeste, com a expectativa de que, entre domingo e segunda-feira (16), a chuva se concentre no leste de São Paulo e no litoral paulista.

Enquanto isso, o miolo central do país, que inclui partes do Centro-Oeste e do Norte, continuará a experimentar um clima seco e quente. A região deve registrar temperaturas elevadas, chegando a até 41°C em algumas áreas, e baixos índices de umidade, abaixo de 15% em localidades como sul do Maranhão, Pará, Mato Grosso e Tocantins. O ar seco e quente deve persistir ao longo da semana.

O Inmet recomenda que a população das áreas afetadas tome precauções para evitar a exposição à chuva preta e a condições meteorológicas adversas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça obriga Humana Saúde a manter tratamento para autistas no Piauí e impõe multa milionária

Pais de pacientes com transtornos do desenvolvimento denunciaram que a operadora obrigou a transferência dos filhos para centros próprios...

Lula assina Medida Provisória que abre crédito de R$ 3 bi para ressarcir vítimas da fraude no INSS

Mais de 300 mil pessoas já aderiram ao acordo pra receber os valores de volta O presidente Lula assinou uma...

Investigação aponta que Jair Bolsonaro financiou operação contra soberania nacional

A informação é de investigadores da Polícia Federal, que decidiu tomar preventivas para evitar uma eventual fuga do ex-presidente. O...

Júlio César reage à fala de Marcelo Castro e reafirma alinhamento do PSD com a base governista

Apesar da fala do deputado, os prefeitos de Barro Duro e Simplício Mendes, ambos do PSD, foram vistos no...
spot_img

Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF e passará a usar tornozeleira eletrônica

Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente. A Polícia Federal...

Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho

Beneficiários com NIS de final 1 recebem nesta sexta (18) A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de...
spot_img

Posts Recomendados