Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a abertura da reunião de ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do Brics, no Rio de Janeiro, ele defendeu o apoio do bloco à criação de uma Convenção-Quadro das Nações Unidas para Cooperação Internacional em Matéria Tributária.

“Trata-se de um passo decisivo rumo a um sistema tributário global mais inclusivo, justo, eficaz e representativo – uma condição para que os super-ricos do mundo todo finalmente paguem sua justa contribuição em impostos”, afirmou.

Foto: Divulgação/ Min. Fazenda

A proposta, segundo o ministro, se insere em uma agenda mais ampla de “reglobalização sustentável” – um novo modelo de globalização que considere, de forma equilibrada, os pilares social, econômico e ambiental. Para Haddad, a atual crise global exige respostas coletivas e coordenadas, e o Brics tem legitimidade para liderar esse processo.

Haddad também relembrou o papel do Brasil à frente do G20, quando encabeçou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e, desde então, manifestou-se “em defesa da tributação progressiva dos super-ricos”.

“Já naquele momento, fizemos da defesa do multilateralismo uma marca da presidência brasileira. De lá para cá, essa defesa se tornou urgente. Não há solução individual para os desafios do mundo contemporâneo”, declarou.

Agenda ambiental

Além da reforma tributária internacional, a agenda ambiental também esteve no centro da reunião. Haddad destacou o protagonismo dos países do Brics na elaboração de instrumentos inovadores para acelerar a transição ecológica, com foco na criação do fundo Tropical Forests Forever Facility (TFFF), voltado à preservação das florestas tropicais e ao financiamento de economias de baixo carbono.

A reunião deste fim de semana antecede a 17ª Cúpula de Chefes de Estado do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho, também no Rio.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com jogos avançados, final do Torneio de Futsal de Guadalupe acontece hoje, dia 29, entre 14 de Março e Cruzetão, destaca a gestão municipal

Por Gleison Fernandes. As semifinais do 30º Torneio de Futsal de Férias – Edição Janeiro/2026 foram realizadas na noite desta...

Suspeito de matar o próprio pai a facadas é preso em bairro de Teresina

Após uma fuga pela mata, suspeito de matar o próprio pai é capturado graças à ação conjunta e rápida...

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 é divulgado hoje; veja como consultar

Programa seleciona alunos para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano. Edição conta com 274,8 mil vagas...

Setor produtivo reage à manutenção da Selic em 15% ao ano

Indústria, construção e centrais sindicais criticam decisão do Copom A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...
spot_img

Prefeito de Cajueiro da Praia desmente Fábio Novo e mantém apoio a Ciro Nogueira

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, desmentiu as declarações de Fábio Novo (PT) de que “votaria com...

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...
spot_img

Posts Recomendados