Autoridades alertam para riscos aumentados devido ao solo encharcado e recomendam cuidados redobrados à população.
O fim de semana no Piauí exige atenção especial da população devido à previsão de chuvas intensas e bem distribuídas por todo o estado. Entre sexta-feira e domingo, há também expectativa de ventos fortes e descargas atmosféricas, segundo informações da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A meteorologista Sônia Feitosa alerta para um cenário climático que demanda cuidados redobrados. Ela destaca que as condições atuais, com o solo já bastante úmido pela continuidade das chuvas recentes, aumentam o potencial de riscos, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos e tempestades. “Nos próximos três dias, as chuvas devem ser volumosas, acompanhadas por ventos fortes e descargas elétricas em várias regiões do estado”, explica.
Além disso, a especialista reforça que as rajadas de vento e os raios devem ocorrer com frequência, o que pode provocar transtornos tanto em áreas urbanas quanto rurais. Por isso, a recomendação principal é evitar locais alagados, não buscar abrigo sob árvores durante tempestades e acompanhar os avisos oficiais emitidos pela Semarh e Defesa Civil.
A Sala de Monitoramento da Semarh permanece em vigilância constante das condições climáticas, reafirmando o compromisso do Governo do Estado do Piauí na prevenção e minimização dos impactos provocados por eventos climáticos extremos.







