Segundo o gestor, a ação se deu após um levantamento da Strans ter observado um aumento considerável de circulação de veículos.
O prefeito Firmino Filho anunciou no início da tarde deste sábado, 30 de maio, que a partir da próxima terça-feira, 2 de junho, será implantado em Teresina o sistema de rodízio de veículos.
Segundo o gestor, a ação se deu após um levantamento da Strans ter observado um aumento considerável de circulação de veículos no Centro da capital nos últimos dias, o que, para ele, não tem justificativa, uma vez que a maioria do setor comercial daquela região está restrito.
O novo decreto leva em consideração estudos realizados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). “Nossos dados mostram que houve uma queda de 42% de fluxo de veículos no início da quarentena. No entanto, na primeira quinzena de maio já se observou um aumento de 17% comparado ao mesmo período de abril. Isso demonstra que as pessoas voltaram a circular pela cidade, principalmente em um período em que as orientações de distanciamento social ainda permanecem e é a única arma que temos contra o novo coronavírus”, ressalta o prefeito Firmino Filho.
O rodízio de carros será feito na área delimitada pelas avenidas Miguel Rosa, Joaquim Ribeiro e Maranhão, que é o setor mais comercial da cidade. Nas segundas, quartas e sextas poderão circular os veículos com final de placa com número par (0,2,4,6 e 8). Já nas terças, quintas e sábados só será permitido o tráfego de veículos com placa de terminação ímpar (1, 3, 5, 7 e 9).
“Por isso, a partir da próxima terça (2) começaremos um rodízio de veículos na região central da cidade, que vai funcionar da seguinte forma: carros com placa par, poderão circular nos dias pares e placas ímpares poderão circular nos dias ímpares. O rodízio valerá para a região delimitada entre as avenidas Miguel Rosa, Higino Cunha e Maranhão.
O monitoramento do rodízio será feito pelos agentes de trânsito e também de forma eletrônica, por meio das câmeras espalhadas pelo centro da cidade. Após o prazo educativo, os condutores que não obedecerem à determinação estarão sujeitos à multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no valor de R$ 195,23.
O superintendente da Strans, Weldon Alves, explica que todos os detalhes sobre os veículos que terão permissão para circular livremente na área central estarão no decreto, que será publicado na próxima segunda-feira, dia 01 de junho.
Com informações do Meionorte.com