Firmino Filho congela retomada em Teresina após aglomeração no centro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O grande movimento de veículos e lojas abrindo irregularmente pesaram na decisão, com isso, a próxima etapa da flexibilização será estendida do dia 13 para o dia 20.

Em videoconferência na manhã desta quarta-feira, 08 de julho, o prefeito Firmino Filho (PSDB) indicou que vai editar um decreto estendendo a próxima fase da flexibilização de 13 de julho para 20 de julho, por conta das aglomerações observadas no Centro da capital. De acordo com o prefeito há muitas lojas funcionando clandestinamente, o que tem prejudicado a estratégia de reabertura das atividades não essenciais.

“O que vimos no Centro e estamos vendo hoje, fiquei horrorizado, as pessoas acham que voltou a vida normal e não é verdade, a Prefeitura já aumentou a fiscalização no  Centro, porque esse desrespeito em massa prejudica toda nossa estratégia, somos forçados a fazermos também o congelamento deste processo, tínhamos nesta primeira fases duas etapas, na semana que vem teríamos outras empresas relacionadas com veículos, e hoje mesmo vamos fazer um decreto postergando para o dia 20. Não podemos colocar a vida da população em risco, principalmente pelo desrespeito de meia dúzia das pessoas, principalmente na zona central”, destacou.

Veja  as atividades que seriam liberadas dia 13, e serão autorizadas apenas no dia 20:

– Comércio de veículos e motocicletas
– Comércio de peças e acessórios novos para veículos e motocicletas
-Manutenção e reparação de veículos automotores
– Comércio por atacado e a varejo de motocicletas e motonetas novas e usadas
– Comércio por atacado e a varejo de peças e acessórios novos e usados para motocicletas e motonetas
– Representantes comerciais e agentes do comércio de motocicletas, peças e acessórios
– Atividades de teleatendimento
.

O prefeito voltou a citar a importância de ter responsabilidade no processo, destacando que a retomada gradual não significa uma debandada geral, assim, ressaltou a necessidade de se respeitar o cronograma de reabertura.

“A rigor a Prefeitura já mostrou semana passada o que abriria, com o desrespeito congelamos essa primeira fase e a próxima só divulgaremos na semana que vem. Queremos retomar gradualmente a economia, mas não podemos ser responsáveis, se houver uma debandada geral teremos mais caos em Teresina, mais dor”, comentou.

Firmino Filho  ainda comparou o processo de retomada com o desarme de uma bomba. “É necessário que tenhamos ponderação neste momento, estamos desarmando uma bomba, não podemos desarmar uma bomba usando uma luva de boxe, tem que ser com bastante zelo, bastante segurança”, disse.

Rodízio e “fechamento” do centro

A prefeitura voltou a consider na mesa de discussões a adoção do rodízio de veículos na região, ou até mesmo o “fechamento” de algumas entradas, para evitar a disseminação do novo coronavírus em virtude das aglomerações.

“Outra ação que não queríamos tomar era rodízio, há muitas pessoas desrespeitando, se esperarem mais duas ou três semanas vamos sair deste processo de forma segura, fizemos este apelo a todos aqueles que trabalham no centro, vamos colocar uma fiscalização dura, e se continuar nessa brincadeira na próxima semana vamos fazer o rodízio, não tem conversa”, afirmou.

O líder municipal afirmou que em um momento anterior já esteve prestes a adotar uma medida mais rígida no centro, como o fechamento de algumas entradas. Esta possibilidade voltará a ser discutida, e até sexta-feira, 10 de julho, deve ser tomada a decisão.

Por Francy Teixeira/Meionorte.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Edital do Patrimônio Vivo do Piauí está com inscrições abertas até 5 de dezembro

Os mestres e grupos selecionados terão a missão de perpetuar suas tradições, repassando os saberes culturais às futuras gerações. A...

Júlio César diz que aliança com MDB em 2026 ainda não foi discutida

Alinhamento político com MDB para 2026 ainda não está definido, afirma Júlio César. Em meio às articulações políticas que começam...

Como o reposicionamento de Ciro Nogueira pode redefinir o cenário político piauiense para 2026

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A volta de Ciro Nogueira ao governo Lula? Um mestre da articulação política...

Com PP na mira do PT, deputado Júlio César intensifica articulação para o Senado

O PSD trabalha para não correr riscos na indicação de Júlio César na composição majoritária governista Um possível acordo nacional...
spot_img

Parcela única ou 1ª parte do 13º salário devem ser pagas até sexta

Por lei, o prazo para o pagamento do 13º salário é dia 30 de novembro, que neste ano cai...

Três em cada quatro trabalhadores atuam 40 horas por semana ou mais no Brasil

Apesar da média nacional ser de 39,2 horas, muitos trabalhadores excedem isso. No Brasil, aproximadamente 75% dos trabalhadores têm uma...
spot_img

Posts Recomendados