Flávio Dino determina novas medidas para garantir transparência de emendas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

CGU deve simplificar acesso às informações do Portal da Transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (23) novas medidas para garantir a transparência das emendas de deputados federais e senadores ao Orçamento da União.

Pela decisão do ministro, a Controladoria-Geral da União (CGU) deverá apresentar, no prazo de até 30 dias, uma proposta de restruturação do Portal da Transparência, plataforma que centraliza os dados sobre gastos do governo federal na internet. Com a medida, o acesso a informações sobre as emendas RP8 e RP9, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”, deverão ter acesso fácil e simplificado.

Ministro do STF, Flávio Dino | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também deverá apresentar, em 30 dias, um plano de ação para garantir a transparência das transferências fundo a fundo, recursos repassados de fundos federais para os fundos estaduais e municipais.

Dino também determinou que organizações da sociedade civil que lidam com recursos públicos deverão utilizar a plataforma Transferegov, site que centraliza as transferências de repasses da União.

A decisão do ministro foi tomada no processo no qual o STF entendeu que as emendas do “orçamento secreto” são inconstitucionais.

No dia 1° deste mês, Dino determinou que as emendas devem seguir critérios de rastreabilidade. A decisão foi tomada após o ministro concluir que o Congresso não estava cumprindo a decisão da Corte que determinou transparência na liberação desses tipos de emendas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Caminhoneiros e produtores comemoram melhor trafegabilidade na BR-135 e Serra do Quilombo

A pavimentação da via contribuiu com a redução no número de acidentes e permitiu que a produção agrícola da...

Dos 5.569 municípios brasileiros, apenas 103 podem ter 2º turno nas Eleições 2024, segundo o TSE

O primeiro turno está marcado para 6 de outubro, quando i eleitorado de 5.569 localidades escolherá prefeitos e vereadores Apenas...

TRE-PI vai adotar maior rigor na fiscalização de pesquisas eleitorais no Piauí

O intuito é coibir a propagação de pesquisas fraudulentas e que não atendam aos critérios exigidos pelo Tribunal. O Tribunal...

PRF vai priorizar segurança de eleitores e candidatos no dia da eleição, diz TRE-PI

Uma portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, afirmou...
spot_img

Moedas raras de R$ 1 podem valer até R$ 1.200

Valor elevado se dá por um erro na moeda. Erros em cunhagens podem fazer com que algumas moedas tenham valor...

Marcelo Mota chama Amadeu Júnior de moleque e classifica Wallem Mousinho como ‘miserável’ e ‘bode roco’ durante palestra no bairro Coqueiro em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na noite do dia 21 de setembro, o ex-vereador Marcelo Mota participou de...
spot_img

Posts Recomendados