Floriano: ações do projeto Agronordeste Sebrae beneficiam ovinocaprinocultores da região

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Alves, o projeto, desenvolvido através da parceria com o Sebrae, está impactando positivamente na qualidade da produção animal dos criadores engajados nessa inciativa, que são beneficiados ainda com consultorias presenciais individuais e coletivas.

Através de uma parceria com o Sebrae/PI, a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está percorrendo localidades rurais com ações do projeto Agronordeste, desenvolvido pelo Sebrae – Regional de Floriano, para a coleta de amostras e posterior exames das fezes de caprinos e ovinos, nas próprias localidades, com o uso da tecnologia de OPG que é uma técnica para detecção de parasitas em animais.

A ação foi iniciada nesta quinta-feira (20), com a coleta do material e avaliação dos rebanhos, e teve sequência nesta sexta (21), com a análise laboratorial das fezes com a participação dos criadores, seguida de palestra e orientações sobre os procedimentos específicos para melhor manejo do rebanho.

A proposta da ação, com a participação de zootécnicos do programa Rural Mais da secretaria, é melhorar a qualidade de vida dos animais com o diagnóstico, tratamento e controle de doenças parasitárias, de forma a organizar a produção dos vinte criadores de caprinos e ovinos inseridos no projeto, promovendo, ainda, a melhoria genética dos rebanhos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Alves, o projeto, desenvolvido através da parceria com o Sebrae, está impactando positivamente na qualidade da produção animal dos criadores engajados nessa inciativa, que são beneficiados ainda com consultorias presenciais individuais e coletivas.

Para Francisco Alves, os criadores estão ganhando muito com esse projeto, “que ensina como produzir o alimento para o rebanho, cuidado e profilaxia dos animais, manejo produtivo, melhoramento genético, controle zootécnico, gerencial e fitossanitário, além de organização da produção com foco na comercialização e mercado”, concluiu o secretário.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles anuncia novas obras do OPA para Floriano em 2025

As intervenções promoverão melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, beneficiando a população. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)...

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...
spot_img

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...
spot_img

Posts Recomendados