Floriano obtém sucesso contra Covid-19 com cloroquina e corticoides

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o médico Justino Moreira, diretor do Hospital Tibério Nunes, o pacientes estão melhorando consideravelmente após aplicação de corticoides, utilizados em Madrid para tratar a Covid-19.

O município de Floriano, situado a 247 km de Teresina, tem obtido sucesso no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O diretor técnico do Hospital Regional Tibério Nunes, o médico Justino Moreira, atribui a eficácia do tratamento ao uso de medicamentos corticoides, utilizado com base em conhecimentos de médicos espanhóis que tratam a Covid-19 em Madrid, capital da Espanha.

Em entrevista à TV Cidade Verde, Justino Moreira explicou que a equipe do hospital tem obtido maior sucesso no tratamento de pacientes na segunda semana de infecção, com o uso dos corticoides.

“Estamos recebendo pacientes com alterações na tomografia dos pulmões. Nós temos feito uma corticoterapia, que é a aplicação de um anti-inflamatório potente na veia que regride a lesão, diminui a inflamação, e o paciente tem tido respostas imediatas. Em torno de 24 horas depois, os pacientes melhoram bastante. Esse tratamento dura de 3 a 5 dias. Os pacientes estão sendo liberados para casa, graças a Deus, sem apresentar mais nenhum sintoma”, disse.

O médico afirmou que foi utilizada a hidroxicloroquina para tratamento de pacientes na primeira semana de infecção, mas os dados sobre o efeito do medicamento ainda são inconclusivos.

“A primeira semana da doença é o período em que o vírus está circulando no corpo, podendo apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, náuseas, falta de paladar e olfato. A partir desse momento, a gente tem introduzido aqui em Floriano medicações como a hidroxicloroquina de forma precoce. Não temos dados para saber se tem uma evidência boa, mas é o que a gente vem usando no momento”, informou.

O diretor comentou ainda que apesar da experiência com corticoides ainda estar sendo estudada e não ser o protocolo oficial para tratamento da Covid-19, estão sendo obtidos resultados “espetaculares”.

“Em Madrid, existem mais de 50 hospitais. Lá, todo dia pela manhã, os médicos de cada hospital se reúnem para discutir essa doença [Covid-19], e meio-dia os diretores clínicos também [se juntam aos médicos]. Então eles foram construindo esse pensamento ao longo desse período de pandemia, e com isso conseguiram chegar a essa resposta do corticoide injetável na veia na segunda semana. Quando eles conseguiram acertar a mão: a mortalidade de 20% caiu para em torno de 1 a 2%. De forma que eles passaram esse conhecimento adquirido para a gente e estão publicando os resultados”, finalizou.

Com informações do Viagora

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rodovia Transcerrados deve ser concluída até abril de 2026, anuncia DER-PI

A rodovia PI-397, conhecida como Transcerrados, deve ser totalmente concluída e inaugurada até abril de 2026. A informação foi...

STF decide que empregador e INSS devem pagar mulher afastada do trabalho por violência

Quando o afasta objetivo de preservar sua "integridade física e psicológica". Esse afastamento deve manter o vínculo trabalhista. Os ministros...

Pesquisa Quaest, 1º turno: Lula lidera, e Flávio Bolsonaro é 2º em todos os cenários

Em todos os cenários, Lula terminaria o 1º turno à frente, com percentuais que vão de 34% a 41%,...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 691,37 A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (17) a parcela...
spot_img

Concurso da Seduc com quatro mil vagas terá edital lançado na segunda (22)

O resultado final do concurso será divulgado no fim de agosto de 2026 O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou, nesta...

Em Timon, professora aposentada é presa por agiotagem com quase R$ 500 mil e centenas de cartões de bancos

A professora foi conduzida para a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Uma professora aposentada, de 63 anos, identificada...
spot_img

Posts Recomendados