Fontes afirmam que EUA planejam interceptar petroleiro russo ligado à Venezuela

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia afirma ser proprietária da embarcação originalmente nomeada Bella 1

Os EUA estão fazendo planos para tentar interceptar um petroleiro em fuga que a Rússia reivindicou como propriedade, de acordo com quatro pessoas familiarizadas com o assunto, preparando uma possível confrontação entre Washington e o Kremlin sobre o destino do navio.

Originalmente chamado Bella 1, o petroleiro foi sancionado pelos EUA em 2024 por operar dentro de uma “frota sombra” de petroleiros que transportam petróleo ilícito. Inicialmente, ele estava a caminho da Venezuela antes de mudar de direção para evitar a apreensão pela Guarda Costeira dos EUA no mês passado.

Navio petroleiro Bella 1 • Reuters

O petroleiro estava no Atlântico Norte há dois dias, seguindo para o nordeste, perto da costa do Reino Unido, de acordo com dados de embarcações de fontes abertas da Kpler, uma empresa de inteligência comercial.

Em algum momento, enquanto estava sendo perseguido, a tripulação do petroleiro pintou uma bandeira russa no casco e afirmou que estava navegando sob proteção russa. Pouco depois, o navio apareceu no registro oficial de embarcações da Rússia com um novo nome — a Marinera.

A Rússia fez um pedido diplomático formal no mês passado exigindo que os EUA parassem de perseguir o navio. Ao reivindicar status russo, as questões legais sobre a apreensão do petroleiro podem se tornar mais complicadas.

A Casa Branca se recusou a comentar. A CBS News foi a primeira a relatar que os EUA estão planejando apreender o petroleiro.

Os EUA também estão planejando tentar interceptar outros petroleiros sancionados que tentaram evitar a captura nos últimos dias, disseram duas das fontes.

O presidente Donald Trump anunciou no mês passado um “bloqueio completo” sobre petroleiros sancionados que tentam entrar ou sair da Venezuela, como uma forma de pressionar o regime do então presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Os EUA capturaram Maduro em um complexo em Caracas na manhã de sábado (3), e o secretário de Estado Marco Rubio afirmou que os EUA continuarão a aplicar o bloqueio como “alavanca” sobre o governo interino venezuelano.

Os planos para interceptar o Bella 1 surgem enquanto aeronaves de vigilância P-8 dos EUA, operando a partir da RAF Mildenhall em Suffolk, na Inglaterra, parecem ter monitorado o petroleiro nos últimos dias, de acordo com dados de voo de fontes abertas.

Também houve um reposicionamento mais amplo de ativos militares dos EUA para o Reino Unido, segundo duas das fontes e dados de rastreamento de voo de fontes abertas.

Nas últimas 48 horas, pelo menos 12 aviões C-17 dos EUA aterrissaram nas bases aéreas de Fairford e Lakenheath, muitos deles provenientes de campos de aviação nos EUA. Pelo menos dois V-22 Ospreys também estiveram ativos no Reino Unido nos últimos três dias, com dados de voo indicando que estavam realizando missões de treinamento no leste do Reino Unido, a partir da base aérea de Fairford. E dois aviões de ataque AC-130 foram vistos chegando à base de Mildenhall no Reino Unido no domingo.

Os dados de voo também mostram dois petroleiros KC-135 de reabastecimento aéreo voando sobre o Atlântico Norte, provavelmente para reabastecer os ativos dos EUA que operam na região.

Os EUA usaram Forças de Operações Especiais e recursos para ajudar a Guarda Costeira dos EUA a interceptar um petroleiro sancionado na costa da Venezuela em 11 de dezembro, e provavelmente precisariam fazer o mesmo novamente para interceptar um navio no norte do Atlântico, disseram as fontes — uma operação que seria mais complicada devido ao mau tempo na área e ao fato de a Rússia ter reivindicado a propriedade do navio.

A apreensão do Bella 1 provavelmente também exigiria uma Equipe de Resposta Especial Marítima com experiência em embarque de embarcações que não se submetem, para tomar o controle do navio, informou a CNN.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...
spot_img

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...
spot_img

Posts Recomendados