Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Gaeco deflagra operação contra desvio de recursos em Baixa Grande do Ribeiro; 41 mandados cumpridos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o Gaeco, a operação tem como alvos empresários, políticos e servidores públicos.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou nesta segunda-feira (11) a Operação Primus, que investiga a existência de um conluio entre políticos, empresários e servidores públicos visando o desvio de recursos públicos do município de Baixa Grande do Ribeiro.

Gaeco deflagra Operação Primus contra desvio de recursos públicos em Baixa Grande do Ribeiro. (Foto: MPPI)

Segundo o Gaeco, a investigação visa apurar a prática dos crimes de desvio de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, cometidos através de contratos firmados entre empresas de fachada e a administração municipal de Baixa Grande do Ribeiro.

Foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão contra políticos e seus familiares, servidores públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários. Os mandados foram cumpridos nos municípios piauienses de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Floriano, Landri Sales e Teresina, assim como Timon, no Maranhão, e Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.

Conforme apontado pela investigação, o esquema de desvio de recursos públicos acontecia da seguinte forma: (a) direcionamento de licitações às empresas de fachada utilizadas pela organização criminosa, seguido de suas contratações com sobrepreço pelo gestor municipal; (b) a inexecução e/ou sobreposição de obras; (c) repasse do recurso público das contas bancárias das empresas de fachada diretamente para as contas bancárias dos empresários, políticos e seus familiares, bem como de empresas ligadas a eles.

O Gaeco requereu ainda ao Tribunal de Justiça do Piauí medidas assecuratórias de bens em nome dos investigados que resultou no bloqueio de bens no valor de R$ 1.869.867,00, montante este já contabilizado como desviado pela organização criminosa.

Participaram diretamente da execução da operação Promotores de Justiça dos Estados do Piauí e da Bahia, delegados e agentes da Polícia Civil, equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, servidores do Ministério Público Estadual, auditores do TCE e da CGU, totalizando o efetivo de 108 integrantes.

Fonte: MPPI

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputada Gracinha Mão Santa é ameaçada de estupro; servidor da Prefeitura de Parnaíba é exonerado

Ameaças foram feitas em um grupo de Whatsapp. Em carta aberta, parlamentar acusou um ex-servidor da Prefeitura e um...

Jumentos no Piauí estão sendo roubados e abatidos em outros estados, denuncia ONG

O animal é um símbolo da cultura nordestina e corre risco de extinção. No litoral do Piauí, jumentos estão sendo...

Prefeito afirma que segunda atração do aniversário será divulgada neste final de semana durante o Guadalupe Junina

Por Gleison Fernandes. Durante a programação do Guadalupe Junina 2025, o prefeito Jesse James adiantou que a segunda atração confirmada...

Piauí conquista 1º Lugar em agilidade para abertura de empresas no Brasil

O estado, que já é campeão nacional com um tempo médio de 16 minutos para o registro empresarial, agora...
spot_img

Deputado aciona STF e pede prisão preventiva de Bolsonaro por risco de fuga

Documento menciona ida de Eduardo Bolsonaro aos EUA e apoio de Trump ao ex-presidente. O deputado federal Rogério Correa (PT-MG)...

Lideranças de Guadalupe prestigiam lançamento da pré-candidatura de Júlio César ao Senado com presença de Kassab e Rafael Fonteles

O lançamento oficial da pré-candidatura do deputado federal Júlio César (PSD) ao Senado Federal nas eleições de 2026 foi...
spot_img

Posts Recomendados