Gaeco prende prefeito Quirino Avelino, esposa e empresários em Itaueira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Também foi preso o secretário de Obras do Município de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em nova fase da Operação Perpetuatio, prendeu na manhã desta terça-feira (22), o prefeito de Itaueira Quirino de Alencar Avelino, sua esposa Maria de França Avelino, o secretário de Obras do Município de Itaueira, Gaston de Sousa Cavalcante os empresários Jeremias Pereira da Silva e Edivá de Sousa Cavalcante. A Polícia Civil e Polícia Militar estão dando apoio a ação.

Prefeito Quirino Avelino – Foto: Marcelo Cardoso

Os investigados são acusados de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, associação criminosa, dentre outros crimes.

Afastamento

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí determinou o imediato afastamento de Quirino Avelino do cargo de prefeito de Itaueira. O presidente da Câmara Francisco Antônio da Silva já foi notificado da determinação e dará posse ao vice-prefeito às 17h de hoje.

Quirino Avelino liderava organização criminosa

De acordo com o GAECO, o atual prefeito de Itaueira, Quirino Avelino (PTB), é suspeito de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e desviar dinheiro público.

As investigações giram em torno de três frentes: a primeira delas é referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo fato tem relação com construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e o terceiro em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Ainda de acordo com GAECO, o prefeito Quirino se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular processos licitatórios.

Gaeco ofereceu denúncia

Foram denunciados Quirino de Alencar Avelino, Edivá de Sousa Cavalcante, Gaston de Sousa Cavalcante, Maria de França Avelino, Genival Joaquim de Moura, Eliene Helena dos Santos Moura, Roberto Lima de Farias, Jeremias Pereira da Silva, Francisco Vieira da Silva e Raimundo Fagner Siqueira Bueno.

Prejuízo de quase R$ 2 milhões

Os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, seiscentos e treze reais e trinta e oito centavos), sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos, para totalizar o valor desviado pela organização criminosa.

Operação Perpetuatio

O nome da Operação Perpetuatio faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilícitas à frente da gestão pública. Os alvos presos estão sendo encaminhados para o Presídio Vereda Grande, localizado em Floriano, e os documentos apreendidos para a sede do Ministério Público, também em Floriano.

Com informações do GP1

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados