Geraldo Alckmin projeta crescimento de 12% com reforma tributária

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Texto da reforma ainda precisa de aprovação final na Câmara

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, afirmou nesta segunda-feira (4) que a reforma tributária poderá fazer a economia brasileira crescer 12% em cerca de 15 anos.

“Essa é uma reforma que pode fazer, em 15 aos, o PIB brasileiro crescer 12%. Ela traz eficiência econômica e ajuda enormemente na economia”, destacou, durante discurso na abertura da 28º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ 23), em São Paulo. O PIB [Produto Interno Bruto] é a soma dos bens e serviços produzidos pelo país.

CNM/Divulgação

“[A reforma] simplifica. Cinco impostos sobre consumo viram um IVA Dual, desonera completamente investimento e importação, porque acaba com a cumulatividade e tira um dos instrumentos fundamentais da guerra fiscal, que é a passagem da [cobrança] da origem para o destino. A alocação de investimento se fará de maneira mais eficiente e não por artifício tributário”, destacou Alckmin.

A primeira parte da reforma tributária, que simplifica e unifica tributos sobre o consumo, passou inicialmente pela Câmara dos Deputados e depois aprovada pelo Senado, no mês passado. Como sofreu uma série de modificações, o texto voltou à Câmara, onde o governo trabalha para ser votado ainda este ano.

Fábrica automotiva

À tarde, Geraldo Alckmin foi a São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, para visitar o complexo industrial da Renault, multinacional francesa do setor automobilístico, que completa 25 anos de presença no Brasil. Na ocasião, foram anunciados investimentos de R$ 2 bilhões da empresa no Brasil, que inclui a montagem de um veículo novo, na categoria SUV, como motorização híbrida (elétrica e combustão).

“Mais R$ 2 bilhões de investimento. É tudo que o Brasil precisa. Novos produtos”, disse o presidente em exercício, enfatizando aspectos de inovação e sustentabilidade, que deverá pautar o desenvolvimento industrial das próximas décadas.

A fábrica da Renault no Paraná, que emprega diretamente cerca de 5,3 mil operários e gera outros 25 mil postos de trabalho indiretos no estado, possui um centro de design e um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação que servirá de referência para a produção industrial da empresa em toda a América Latina.

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Austrália é o primeiro país a banir redes sociais para menores de 16 anos

Com nova lei, mais de 1 milhão de perfis de menores no Instagram, TikTok e YouTube serão bloqueadas. O governo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar por tentativa de golpe’ e avalia vetar redução de pena

Lula decidirá sobre o projeto de lei da dosimetria, mas já reforça que Bolsonaro 'tem que pagar pela tentativa...

Júlio César amplia articulação política e reafirma compromisso com o Piauí em busca do Senado em 2026

Deputado busca superar resistências internas na base governista enquanto Georgiano Neto atua para pacificar aliados e fortalecer o grupo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar’ por trama golpista e que ainda não decidiu sobre veto à dosimetria

Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro O presidente...
spot_img

“Ninguém vai escolher sozinho”, diz Wellington Dias sobre vice de Rafael Fonteles

O ministro Wellington Dias afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante solenidade ao lado do governador Rafael Fonteles, que a...

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...
spot_img

Posts Recomendados