Geraldo Alckmin se encontra com embaixador da China e fala de viagem de Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vice-presidente falou de diversos assuntos sobre os dois países

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB) se encontrou na terça-feira (28) com o embaixador da China no Brasil . Alckmin afirmou que os resultados do laboratório devem comprovar que o caso do mal da vaca louca encontrada em um bovino no Pará é um caso atípico.

O vice-presidente declarou que, depois que o resultado sair, ele espera que as exportações de carne bovina à China voltem a acontecer. O ministro também falou com Zhu Qingqiao sobre oportunidades de investimentos e comércio. Eles ainda debateram a cooperação na área da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação – COSBAN.

Reprodução/Twitter

Desde 2009, a China é a principal parceira comercial do Brasil. A relação ficou enfraquecida de 2019 a 2022, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro fez críticas ao governo chinês.

Já a postura do governo Lula é completamente diferente em comparação com a gestão anterior. Não por acaso, Alckmin usou as redes sociais nesta terça para destacar a importância de uma aliança em áreas estratégicas, como “energias sustentáveis, mercado de crédito de carbono, bioeconomia, complexo de saúde, entre outras”.

“Recebi hoje o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para discutir as relações entre Brasil e China, celebrando os 50 anos de estabelecimento de relações diplomáticas em 2024 e para a programada viagem do Presidente Lula a Pequim no próximo mês”, escreveu.

Lula se encontrará com o presidente da China

Alckmin conversou com os representantes chineses a visita que Lula fará ao país asiático no fim de março. No dia 28, ele viajará para a China e irá se encontrar com Xi Jinping.

Desde a eleição do ano passado, Lula deixou claro que viajaria a vários países para fazer com que o Brasil voltasse a ter protagonismo no cenário internacional. Ele tem reafirmado que seu principal objetivo é fazer com que o governo brasileiro tenha força nas Relações Exteriores.

A maior defesa de Lula é que o Brasil mantenha o equilíbrio e dialogue com todas as nações. Um exemplo é o fato do petista estar articulando para visitar o presidente ucraniano ainda neste primeiro semestre e receber a visita do chanceler russo, que pisará em solo brasileiro em abril.

Por iG Último Segundo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...
spot_img

Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA A declaração...

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...
spot_img

Posts Recomendados