Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Gestão de Rafael Fonteles colocou o Piauí entre os 10 estados que mais ampliou a presença feminina no secretariado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quase 1/3 dos cargos do primeiro escalão do Governo é ocupado por mulheres

O Piauí atingiu um marco importante no avanço da presença de mulheres em cargos de liderança no Governo do Estado. Com o novo secretariado nomeado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, o Estado atualmente é o 8° estado no ranking de participação feminina em pastas governamentais, de acordo com levantamento do Jornal O Globo, que destacou apenas os integrantes considerados de primeiro escalão.

Dentre os 10 estados com maior participação das mulheres estão: Alagoas, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Amapá, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí, Sergipe e Bahia.

Governador Rafael Fontes e Regina Sousa – Secretária de Assistência Social

“Estou muito feliz de saber que o Piauí está entre os 10 estados da federação com maior participação feminina na composição do secretariado. Na verdade, fica evidente neste ranking que quase todos os estados nordestinos estão entre os primeiros com maior participação. Aqui no Piauí, 1/3, praticamente, dos cargos de primeiro escalão serão comandados por mulheres. Nosso sonho é alcançar a paridade de gênero e já demos um passo importante, assim como o presidente Lula também fez na esfera Federal. E estamos, cada vez mais, contando com a competência, a dedicação e o zelo das mulheres comandando pastas importantes que repercutem na vida da população”, afirmou o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

No Piauí estão à frente das pastas de primeiro escalão: Regina Sousa na Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc); Rejane Tavares na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar; Tatiana Carneiro na Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural; Maria Vilani da Silva na Secretaria de Estado das Cidades; Norma Suely na Secretaria de Estado da Defesa Civil; Luana Barradas no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI); Josiene Marques na Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi); Roselyne Barros na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra); Zenaide Lustosa na Secretaria de Estado das Mulheres; e Maria do Amparo Esmério Silva na Controladoria-Geral do Estado.

Janaínna Marques vai ser a nova secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico a partir de fevereiro. Momentaneamente, está a frente do cargo Ediberto Aguiar Marques Filho.

Além delas, há ainda mulheres à frente da Agência de Defesa Agropecuária, Alexandra Sores; Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, Mayrla Kelly de Sousa Silva; Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos, Daniele Aita; Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), Patrícia Leal; na Junta na Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto; e na Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, Maria Assunção Sousa Aguiar.

“É importante frisar que o levantamento do O Globo foi feito antes do anúncio de todos os gestores dos órgãos do primeiro escalão. E, no momento, a nossa gestão já conta com mais do que as oito mulheres apontadas pelo levantamento”, esclarece o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Outro avanço no Estado foi a mudança da Coordenadoria das Mulheres para Secretaria do Estado das Mulheres, pasta voltada para promoção de políticas públicas às mulheres. Ademais, dentre as ações da sSecretaria das Mulheres, o Governo do Piauí desenvolve o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade voltado inicialmente para a gestão pública, na qual é trabalhada a equidade de gênero, raça e da diversidade na área da gestão de pessoas e na cultura organizacional. “Vamos entrar em 2023, na terceira edição, e agora saindo da esfera do público para incentivar as instituições privadas a também trabalharem as questões das mulheres dentro da sua organização”, ressalta a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa.

Na sua formulação, o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade tem como objetivo difundir novas concepções na gestão organizacional, combatendo as discriminação e desigualdade praticadas no ambiente de trabalho, buscando promover a equidade de gênero, raça e diversidade no que diz respeito às relações formais de trabalho e à ocupação de cargos de direção. Ele é dirigido às instituições públicas estaduais que aderirem voluntariamente ao Programa e consiste na reformulação das práticas na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

A ampliação da presença de mulheres à frente de secretarias vem seguindo uma tendência do atual Governo Federal, que terá 11 mulheres à frente de seus ministérios, além de outras minorias, como povos originários, negros e pessoas LGBTQIA+. De acordo com o levantamento, em 15 unidades federativas houve o aumento de mulheres assumindo pastas, 36% a mais que em governos anteriores.

“A presença equitativa das mulheres nos espaços de poder representa um avanço na sociedade porque somos 52% da população brasileira. Então, quando se avança na presença das mulheres nas áreas das políticas públicas, nos espaços de poder, há uma representação do que é a sociedade, do que constitui a sociedade. Mas é importante colocar que as mulheres que estão nestes espaços devem trabalhar na construção de políticas que possam fortalecer espaços para outras mulheres, para, de fato, termos uma paridade de gênero em todas as esferas”, reforçou Zenaide Lustosa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Juventus estreia com vitória na Taça Guadalupe, que homenageia José Benedito de Sousa

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esportes, realizou na tarde...

Fraude do INSS não começou neste governo, mas irá terminar, diz Geraldo Alckmin

Presidente em exercício reforça resposta do governo sobre escândalo: de que descontos começaram na década passada e que suas...

Com expansão urbana, parque de vaquejada de Guadalupe pode mudar de endereço

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A gestão municipal de Guadalupe está avaliando a possibilidade de transferir o parque...

Margarete Coelho tem nome bem aceito para enfrentar Rafael Fonteles em 2026, aponta pesquisa

Ex-vice-governadora surge como nome de peso em levantamento que avalia possíveis adversários do atual chefe do Executivo estadual. O Instituto...
spot_img

Governo Federal contratará brigadas para combater incêndios no Piauí

O Governo Federal autorizou a contratação de brigadas federais para combater incêndios em quatro cidades do Piauí.  A portaria,...

Brasil trava no letramento: Inaf aponta 29% de analfabetos funcionais entre 15 e 64 anos

Com 29% da população em situação de analfabetismo funcional, Brasil estagna em habilidades básicas de leitura, escrita e matemática...
spot_img

Posts Recomendados