Vídeo mostra momento em que homens gritam palavrões e mencionam Lei Rouanet para o artista
O cantor Gilberto Gil, que está no Qatar para assistir a jogos da Copa do Mundo, foi atacado por um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) durante Brasil 2×0 Sérvia, partida ocorrida ontem no Estádio Lusail (assista abaixo).
Em imagens publicadas no Twitter de André Janones (Avante), deputado federal nas últimas eleições e integrante do governo de transição do presidente eleito Lula (PT) o artista de 80 anos é visto em um corredor com Flora Gil, sua esposa.
Assim que é reconhecido, Gilberto Gil (que nas imagens aparece de azul) passou a ser alvo de ironias e insultos de alguns bolsonaristas.
“Vamo, Bolsonaro. Vamo, Lei Rouanet”, iniciaram alguns em tom de ironia enquanto o cantor caminhava em direção às arquibancadas do Lusail.
Pouco depois, os bolsonaristas passaram na frente e “chamaram” Gil para se encaminhar às cadeiras. O ex-ministro da Cultura no governo Lula (2003-2008) parou para tirar foto com um fã e não respondeu.
“Vem, vem. Você ajudou o Brasil pra c… Vamo lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p…”, finalizaram os brasileiros.
Assista ao momento:
A nova onda da extrema direita é cometer crimes. É terrorismo, ameaça, injúria. O crime foi filmado, aparentemente o bandido se orgulha do que fez com Gilberto Gil (80 anos de idade), a quem presto toda a minha solideriedade. Vamos tornar o vagabundo famoso. Lixo humano, escória! pic.twitter.com/xTnFX3t9G8— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 27, 2022
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), criticou o episódio.
“Vagabundos bolsonaristas atacaram e ofenderam Gilberto Gil no Qatar. Minha solidariedade ao mestre Gil. Vai passar!”, escreveu no Twitter.
Vagabundos bolsonaristas atacaram e ofenderam Gilberto Gil no Qatar. Minha solidariedade ao mestre Gil. Vai passar!– Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) November 27, 2022
Do UOL, em São Paulo