Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Gilmar quer anular toda Lava Jato com base em mensagens hackeadas, diz Moro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-juiz da Operação Lava Jato Sergio Moro (União Brasil) disse nesta sexta-feira (8) no Twitter que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes quer “anular toda a Lava Jato com base em mensagens hackeadas”.

A fala de Moro faz referência ao uso de diálogos da Operação Spoofing, investigação sobre hackers de autoridades, entre elas o ex-juiz e procuradores da Lava Jato, na sentença.

Sergio Moro

A declaração do possível presidenciável ocorreu após o ministro anular esta semana as decisões do processo contra Walter Faria, dono da cervejaria Petrópolis, segundo o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles. Faria foi alvo da operação Rock City, fase 62 da Lava Jato, em 2019.

“Gilmar Mendes quer anular toda a Lava Jato com base em mensagens hackeadas. Aliás, nem proferi decisões nesta operação. O STF e a sociedade vão deixar isso acontecer?”, questionou.

O ex-juiz ainda afirmou que a ação de Mendes é “mais um balde de água fria nos brasileiros de bem”.

Segundo o Metrópoles, o magistrado usou em sua decisão diálogos da Operação Spoofing, investigação sobre hackers de autoridades. Para Mendes, ainda segundo o site, as mensagens mostraram um “acordo espúrio que importa na quebra da imparcialidade do magistrado e na nulidade dos atos praticados”.

Na decisão, Mendes ainda aponta a “incompetência e nulidade desde a origem dos atos praticados nos autos da operação Rock City”, na qual Faria era um dos alvos.

PGR E OPERAÇÃO SPOOFING

Atualmente, a PGR (Procuradoria-Geral da República) tenta reverter decisão do ministro Ricardo Lewandowski que acolheu pedido do empresário Walter Faria e declarou a “imprestabilidade” de provas derivadas do acordo de leniência da Odebrecht em duas ações penais abertas contra o dono do grupo Petrópolis na esteira da Lava Jato.

Walter Faria foi uma das pessoas que pediu que o Supremo estendesse decisão inicialmente concedida ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo que, em setembro de 2021, Lewandowski atendeu um dos pedidos da defesa e suspendeu o trâmite de duas ações penais contra o dono do grupo Petrópolis -uma em curso perante a 6ª Vara Federal de São Paulo e outra que tramita junto à 13ª Vara Federal de Curitiba.

Lula conseguiu acesso às mensagens apreendidas na Operação Spoofing. Desde que as decisões no âmbito de tal processo beneficiaram o petista, réus da Lava Jato apresentaram pedidos de extensão, tanto para obter acesso ao acordo de leniência da Odebrecht como às conversas hackeadas. No final do mês passado, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo pediu que o STF estabeleça os limites do uso das mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing.

No recurso, a PGR argumenta que a “consequência concreta” da decisão que declarou a “imprestabilidade” das provas obtidas a partir do acordo de leniência da Odebrecht para subsidiar as ações contra Faria é o trancamento das duas ações penais contra o empresário.

O argumento da Procuradoria é o de que a reclamação na qual a defesa do dono do Grupo Petrópolis peticionou o STF “transbordou a sua finalidade para se transformar em verdadeiro meio processual de avanço por sobre as instâncias anteriores”. O órgão argumenta que, após o acolhimento dos pedidos de Lula, o processo deveria ter sido extinto e arquivado.

Com informações do Folhapress

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Júnior Nato busca em Teresina mais investimentos para a cultura de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, esteve nesta sexta-feira, 4 de abril, em...

Prefeitura de Guadalupe e Sebrae atuam na qualificação de gestores municipais e iniciam criação da Agenda DEL

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Sebrae, junto com a Prefeitura Municipal de Guadalupe, realizou na manhã desta...

Senar Piauí conquista 3º lugar no Prêmio Coordenador de Excelência da ATeG

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) entregou, na quinta-feira (3), o Prêmio Coordenador de Excelência, reconhecendo o trabalho...

Alckmin atribui impopularidade de Lula a “seca e calor infernal”

Últimas pesquisa mostram petista em baixa. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, nesta quinta-feira (3), que a queda na popularidade...
spot_img

Fiscalização do Imepi encontra irregularidades em oito postos de combustíveis em Teresina

Operação, deflagrada nesta sexta-feira (04), foi realizada em parceria com o INMEQ e o Procon/MPPI O Instituto de Metrologia do...

Golpistas colhiam dados faciais de pessoas em situação de rua para aplicar golpes no Piauí

Grupo deu prejuízo de quase R$ 12 milhões com empréstimos bancários fraudulentos. 20 pessoas foram presas em Parnaíba, Luís...
spot_img

Posts Recomendados