Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Glaucoma pode evoluir silenciosamente e causar cegueira irreversível

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A doença atinge, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 65 milhões de pessoas em todo o mundo.

A campanha “Maio Verde” alerta para uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo, o glaucoma. A doença atinge, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 65 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 10% delas possuem algum nível de perda da visão associada à enfermidade.

Glaucoma pode evoluir silenciosamente e causar cegueira irreversível

Segundo o oftalmologista especialista em Glaucoma, Fernando Costa, a doença crônica é provocada pela elevação da pressão ocular e evolui silenciosamente se não tiver o devido acompanhamento. “O Glaucoma é na verdade um complexo de doenças que têm como fator comum o dano ao nervo óptico e a camada de fibras nervosas da retina, tendo a pressão intraocular elevada como o principal fator de risco. É perigoso, pois evolui de forma silenciosa, sem sintomas em fases iniciais, e uma vez estabelecido o dano ou perda visual, essa ocorre de forma não reversível”, afirma o médico.

Existem vários subtipos de glaucoma. Os mais comuns são os glaucomas primários, de ângulo aberto e ângulo fechado, que respondem por mais de 90% dos casos e tem como etimologia a associação com a genética. As pessoas que têm casos na família apresentam mais chance de ter a doença, em média 10 vezes mais que a população geral, mas podem também evoluir sem o diagnóstico.

Além dele, também existem os glaucomas secundários, originados através de doenças circulatórias da retina, por traumas ou por inflamações, ou após alguma cirurgia nos olhos. Também existem os casos que podem ser adquiridos já no nascimento, chamado de glaucoma congênito. Em todos eles, o atendimento precoce ajuda a detectar e atuar no controle da doença.

“O paciente diagnosticado precocemente, sendo bem tratado e acompanhado de forma correta, tem uma chance bem pequena de evoluir para algum grau de deficiência visual associado ao glaucoma. Segundo o Ministério da Saúde, o glaucoma atinge aproximadamente 1 milhão de brasileiros, podendo atingir um número ainda maior por ser uma doença subdiagnosticada”, alertou Fernando.

Prevenção

Segundo informações da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, a melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Georgiano Neto rebate críticas sobre ausências na ALEPI e mira Câmara Federal em 2026

Deputado mais votado da história do Piauí defende trabalho "fora do plenário" e confirma pré-candidatura ao Congresso; polêmica com...

Recicladora é autuada em Ribeiro Gonçalves por descarte ilegal de embalagens de agrotóxicos

Fiscalização da Adapi encontra resíduos perigosos descartados irregularmente. Durante uma operação de rotina, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do...

Vereadora Tatiana Medeiros é presa pela Polícia Federal em Teresina

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa pela Polícia Federal, no início da manhã desta quinta-feira, 3. Ela já...

Ministério da Saúde confirma parceria para produção nacional de insulina de ação prolongada

Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina glargina serão entregues para população. No futuro, parceria entre Governo Federal,...
spot_img

Estudantes de Uruçuí conquistam primeiro emprego em multinacional com apoio da Seduc

O Oportunidade Jovem já investiu mais de R$ 12 milhões em iniciativas de estágio, monitoria e aprendizagem profissional no...

Pesquisa Quaest mostra que Lula tem pior avaliação desde que assumiu: 56% de desaprovação

Margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos para mais ou menos. Levantamento ouviu 2.004 pessoas com...
spot_img

Posts Recomendados