Governador Rafael Fonteles abre segunda fase do Pactos pelo Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A fase atual constitue-se numa preparação para a atuação conjunta dos governos, nas sete áreas estabelecidas, elevando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

O Governo do Piauí abriu nesta segunda-feira (24), em solenidade ocorrida em Teresina, a segunda fase do Pactos pelo Piauí. A iniciativa visa a integração e cooperação interfederativa, possibilitando aos municípios acessar programas e serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, nas áreas de saúde, educação, segurança e trânsito, gestão e tecnologia, primeira infância, meio ambiente, saneamento e defesa civil.

O governador Rafael Fonteles destacou a relevância do trabalho integrado para ofertar melhores serviços à população e elevar indicadores de avaliação nas áreas propostas. “É a única maneira da democracia funcionar efetivamente para melhorar a vida do povo. Juntos, Governo do Estado, Governo Federal e Governo Municipal, cooperando e atuando na mesma direção” considerou.

Foto: Gabriel Paulino

O Pactos pelo Piauí promove apoio na execução de políticas públicas, capacitação, interlocução e colaboração. A fase atual constitue-se numa preparação para a atuação conjunta dos governos, nas sete áreas estabelecidas, elevando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. “Todas as estruturas de governos estão voltadas para a melhoria dos principais índices, que nos preocupam enquanto gestores” resumiu o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

A abertura do evento contou com palestra da professora doutora Tânia Bacelar, uma das maiores economistas do país. Na apresentação, foi destacado o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí, crescimento da taxa de emprego formal, entre outros indicadores que destacam o estado no cenário nacional.

Nesta terça-feira (25), os gestores vão acompanhar apresentações detalhando o conteúdo dos pactos e suas ações. A secretária Adjunta de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços, Kathyana Buonanfina, representou a Ministra Ester Dweck.

Foto: Gabriel Paulino

Participaram da solenidade secretários de diversas pastas do Governo do Estado; o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio; e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Governo, Planejamento e Relações Sociais; do Governo Federal, através do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; com apoio da APPM e patrocínio do Sebrae/PI.

Foto: Gabriel Paulino

Fases do Pacto

A primeira fase do Pactos pelo Piauí ocorreu em novembro do ano passado, com a apresentação da proposta aos prefeitos eleitos. Agora, na fase 2, prefeitos e equipes técnicas participam de reuniões para detalhamento dos programas ofertados. A terceira fase ocorre entre os dias 25 de março e 25 de abril, com a assinatura dos pactos para formalizar a adesão.

Foto: Gabriel Paulino

Depois da adesão estão previstas reuniões com o órgão estadual que coordena o pacto, para estabelecer prazos de execução e metas. Depois vem a etapa de capacitação e treinamento das ferramentas de acompanhamento. Em 30 de junho, as atividades iniciam com a prestação dos serviços aos cidadãos.

Durante a execução dos programas os municípios vão dispor de instrumentos tecnológicos que emitem relatórios e outras ferramentas de acompanhamento dos indicadores, para avaliar o alcance e a eficiência do trabalho.

Foto: Gabriel Paulino

“Estamos muito otimistas, esperando as propostas do governo estadual, como também federal, para levar o melhor para a nossa cidade, principalmente nas áreas da saúde e educação” pontuou a prefeita Laís Barroso, de Santa Cruz do Piauí.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados