Governo Bolsonaro concede novo passaporte diplomático ao pastor R.R. Soares

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Líder da Igreja Internacional da Graça de Deus já havia recebido o benefício em 2019, o que foi alvo de contestação judicial, assim como aconteceu durante o mandato de Michel Temer.

O Ministério das Relações Exteriores concedeu novos passaportes diplomáticos para o pastor Romildo Ribeiro Soares, o R.R. Soares, e para sua mulher, Maria Magdalena Soares. A concessão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU), em documento assinado pelo ministro Carlos Alberto França.

Líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, ele já havia recebido o benefício durante o governo de Jair Bolsonaro, em 2019, quando Ernesto Araújo estava à frente do Itamaraty, assim como no governo Temer. Em ambos os casos, houve contestação judicial para a validade da medida.

Reprodução

Esse tipo de passaporte especial permite aos beneficiados evitar filas nos aeroportos internacionais, além de possibilitar a dispensa do visto em nações que têm acordo com o Brasil e outros privilégios. Em março, o governo já havia concedido o benefício a outro líder evangélico, o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus.

O presidente tem no eleitorado evangélico uma de suas bases e, por isso, busca seguir com o apoio de líderes. O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, por exemplo, constantemente sai em defesa de Bolsonaro em suas redes sociais.

Na portaria publicada no DOU, o pastor e sua mulher são descritos com o cargo de “religiosos” e a missão de “participar de atividades religiosas no exterior”, no órgão “Igreja Internacional da Graça de Deus”. A validade estipulada para o benefício é de três anos.

O documento também informa que a concessão foi feita com base no artigo 6º do Decreto 5.978, de 4 de dezembro de 2006 — publicado durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse artigo delimita os casos em que o passaporte pode ser concedido, como ao presidente da República e a seu e vice, além de ex-chefes do Executivo, ministros, governadores diplomatas, congressistas, militares e juristas dos Tribunais Superiores, além de seus cônjuge e dependentes.

A decisão do ministros Carlos Alberta França, no entanto, cita diretamente um trecho do decreto que abre uma brecha para a concessão do benefício “às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do País”, mediante “autorização do Ministro de Estado das Relações Exteriores”.

Histórico de contestação

Há três anos, em junho de 2019, o agora ex-ministro Ernesto Araújo também concedeu o passaporte diplomático a R.R Soares e a sua mulher, o que foi motivo de contestação na Justiça Federal de São Paulo. Na época, a ordem judicial foi para que o benefício fosse suspenso, já que a juíza Denise Aparecida Avelar, da 6ª Vara Cível Federal em São Paulo, não enxergou justificativa suficiente para que os líderes religiosos fossem agraciados com a medida.

Antes, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), o pastor também havia recebido o benefício, o que também foi revertido após decisão judicial semelhante.

Outro líder evangélico que recebeu o benefício neste ano foi o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. Em março deste ano, o Itamaraty concedeu o passaporte diplomático ao pastor e a sua mulher, com validade até 2025, como mostrou o colunista do GLOBO Lauro Jardim.

Na ocasião, também foi identificado como a missão do casal “participar de atividades religiosas no exterior”.

E assim como R.R. Soares, essa também não foi a primeira vez que Macedo recebeu o benefício. Desde o governo Lula, o pastor da Universal do Reino de Deus o possui. Em 2019, seu passaporte chegou a ser cassado pela Justiça, mas ele o recuperou após recorrer. Em 2016, a AGU se posicionou contra a concessão do benefício a líderes religiosos.

Por Lucas Mathias — Rio de Janeiro/O Globo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados