Governo do Estado envia helicóptero para o combate ao incêndio em Pavussu, no sul do estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aeronave deve chegar ao município nas próximas horas e vai o helicóptero deverá contribuir significativamente no combate ao incêndio que atinge os locais de maior altitude da região.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI) e do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer), autorizou, nesta terça-feira (5), o envio de um helicóptero para auxiliar na operação de combate ao incêndio que atinge o município de Pavussu, região sul do estado.

A força-tarefa mobilizada na cidade envolve o trabalho do Corpo de Bombeiros, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e brigadistas do município, utilizando carros-pipas e agora contarão com o auxílio da aeronave.

De acordo com o comandante-geral do CBMEPI, cel. José Arimatéia Rêgo, o helicóptero deverá contribuir significativamente no combate ao incêndio que atinge os locais de maior altitude da região, como morros, atingidos pelas chamas na zona rural da cidade.

Segundo o coronel Gomes, gerente de Operações do Bopaer, a medida que os pedidos de reforço com aeronaves vão chegando, um minucioso estudo de viabilidade técnica é prontamente montado pela Gerência de Operações Aéreas do batalhão. “Essa cautela é necessária para que o comandante da aeronave e sua equipe possam pousar com total segurança. O estudo é feito por meio de equipes que se deslocam por meio de vias terrestres e, ao chegarem no local, repassam os detalhes da situação que determinam a real necessidade ou não da presença de uma aeronave durante a missão”, explicou o militar.

O capitão Lucas Xavier, comandante do 5º grupamento do CBMEPI na cidade de Floriano, e oficial no Comando da Operação em Pavussu, explica o andamento das ações no município. “A situação está parcialmente controlada. Temos uma frente de fogo que está em cima de um morro, e a expectativa é que a aeronave do Bopaer, cedida pela SSP-PI, a pedido do Comando-Geral dos Bombeiros, auxilie no combate a essa área de difícil acesso. A água para o trabalho da aeronave deverá ser coletada na lagoa do município”, esclareceu o militar.

O capitão explicou ainda que uma outra equipe dos Bombeiros trabalhou durante toda a madrugada desta terça-feira (5) no combate às chamas em uma área desmatada da região, evitando que o fogo se propagasse para propriedades rurais e outras residências próximas. Ele também esclareceu sobre as condições climáticas desfavoráveis que as equipes vem enfrentando durante a operação.

“Nossos militares e os brigadistas estão enfrentando ventos fortes e vegetação seca, condições que aceleram o avanço do fogo. Desde os primeiros dias de combate, nossas equipes estão atuando com o caminhão auto bomba tanque (viatura ABT), picapes equipadas com kits de combate a incêndios florestais e carros-pipa cedidos pela prefeitura do município”, destacou o capitão Lucas Xavier, oficial no comando na operação.

Para o comandante operacional do CBMEPI, cel. Egídio Leite, a expectativa é de que o incêndio seja totalmente controlado ou até parcialmente extinto até esta quarta-feira (6). “Enfrentamos uma situação delicada em Pavussu devido ao grande número de focos de incêndio no local, além dos ventos fortes e vegetação seca, que facilitam a propagação das chamas. Neste momento, além dos brigadistas, temos equipes do 5º grupamento da cidade de Floriano, fazendo o enfrentamento à este incêndio. Militares de Teresina também foram enviados para prestar apoio e o helicóptero deverá chegar ao município nas próximas horas. Essa integração entre órgãos como Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil e prefeitura da município fortalecem os trabalhos na região”, pontuou o bombeiro.

Prioridade: segurança e preservação

Segundo o capitão Lucas Xavier, comandante do 5º GBM, o foco da operação é minimizar os danos ambientais e os riscos à comunidade. “Até o momento, não há registro de feridos, mas o monitoramento segue constante para evitar reignições do fogo e garantir a segurança da população, sobretudo dos produtores rurais e seus animais que residem nesta área”, finalizou o militar.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...

Prazo para mei, micro e pequenas empresas aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Microempreendedor individual que foi excluído deve regularizar pendências para retornar ao regime simplificado de tributos Empreendedores que desejam aderir ou...
spot_img

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...
spot_img

Posts Recomendados