Governo do Piauí apresenta projeto de lei para renegociação de dívidas com a Agespisa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Conforme o projeto, poderão aderir ao programa todos os devedores com débitos vencidos até 31 de março de 2025.

O Governo do Estado do Piauí encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 15/2025, que institui o Programa de Regularização de Débitos (PRD) junto à Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa). Segundo a gestão estadual, a proposta, de caráter social e econômico, tem como objetivo viabilizar que consumidores inadimplentes — incluindo pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos — possam quitar suas dívidas com condições facilitadas.

Conforme o projeto, poderão aderir ao programa todos os devedores com débitos vencidos até 31 de março de 2025. A adesão garante benefícios significativos: desconto de até 100% em juros, multas e correção monetária, parcelamento em até 24 vezes, e ainda a possibilidade de desconto adicional de até 50% no valor principal, para quem optar pelo pagamento à vista.

Divulgação

O prazo inicial de adesão ao PRD será de 30 dias a partir da sua instituição oficial, com possibilidade de prorrogação. A Agespisa será responsável pela regulamentação operacional do programa, incluindo a publicação de editais com os percentuais de desconto conforme o perfil e o histórico de dívida do consumidor.

Para os órgãos públicos, o incentivo pode chegar a 80% de desconto sobre o valor principal do débito, além da possibilidade de parcelamento.

O governador Rafael Fonteles defendeu a proposta como uma ferramenta de equilíbrio fiscal e promoção da cidadania.

“A medida contribui para a recuperação de créditos da Agespisa e, ao mesmo tempo, oferece aos consumidores uma oportunidade justa de regularizar sua situação. É uma política que une justiça social e responsabilidade administrativa”, defendeu.

Punição

A proposta também estabelece restrições severas para os inadimplentes que não aderirem ao programa ou descumprirem as condições do parcelamento. Entre as penalidades previstas estão:

  • Suspensão de benefícios fiscais estaduais e impedimento de participação em programas de fomento financeiro;
  • Veto à participação em iniciativas culturais, esportivas ou turísticas patrocinadas pelo Estado;
  • Proibição de repasses estaduais voluntários a órgãos públicos inadimplentes.

Segundo o texto, o atraso de mais de três parcelas consecutivas ou seis alternadas implicará na exclusão do programa e no restabelecimento integral dos encargos originais do débito.

Impacto 

A expectativa do Governo é que a medida contribua significativamente para o saneamento financeiro da Agespisa, permitindo maior capacidade de investimento em infraestrutura hídrica e de esgotamento sanitário. Também se estima aumentar a adesão de consumidores regulares ao sistema, evitando cortes no fornecimento e medidas judiciais.

O Projeto de Lei segue agora para análise e votação na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados