Governo do Piauí disponibilizou 3.000 passagens para pacientes em TFD

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O TFD ganhou cadastro dos pacientes em sistema digital em que já foram cadastrados 3.180 processos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), disponibilizou 3.000 passagens aéreas para pacientes e acompanhantes no período de maio a dezembro de 2019. O serviço é oferecido a quem precisa de atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em outro município ou estado quando ele é inexistente no local de origem do paciente.

Foto: Divulgação

No caso das passagens aéreas para o deslocamento do paciente, o TFD também custeia a passagem do acompanhante. Em casos que o paciente vai para o transplante, são compradas passagens para o paciente, acompanhante, doador e acompanhante para o doador.

A solicitação do pedido de TFD é feita por meio da Secretaria da Saúde e submetida à apreciação dos auditores-reguladores da Coordenação Estadual do TFD. As solicitações de referenciamento interestadual nas áreas de alta complexidade hospitalar, nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Bariátrica, Epilepsia, Neurocirurgia, Oncologia e Ortopedia cujos procedimentos não são realizados pela rede SUS do estado, são encaminhados ao componente estadual da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC), por meio de formulário próprio – Laudo Médico da CNRAC.

Para se inscrever no programa de Tratamento Fora do Domicílio, o paciente precisa de laudo médico e exames que comprovem a patologia, além da apresentação de documentos pessoais, cartão do SUS e documentos específicos em casos oncológicos. Os acompanhantes precisam ser maiores de 18 anos, apresentar documentos pessoais e cartão do SUS.

De acordo com a diretora do TFD em Teresina, Vanessa Souza Cruz, neste ano de 2019 houve a necessidade de otimização dos trabalhos do TFD e, para isso, foram estabelecidos procedimentos para facilitar a rotina. O serviço ganhou um cadastro dos pacientes em sistema TFD Digital em que já foram cadastrados 3.180 processos. “Reorganizamos o fluxo de atendimento no Serviço Social para melhorar o processo de humanização no atendimento dos pacientes, no encaminhamento dos processos para as diferentes centrais de regulação referidas e agilidade na preparação das passagens junto ao CPD, além das orientações específicas de primeira viagem”, explica Vanessa.

Além disso, este ano foi dada maior celeridade aos processos auditados para melhorar o fluxo para o setor financeiro da Sesapi. “ A mudança de prédio trouxe maior conforto para quem é atendido e quando nós recebemos um paciente pela primeira vez esse atendimento é fiscalizado e cobrada uma prestação de contas para reduzir ao máximo o tempo de espera dele. A Sesapi quer garantir a universalização do acesso à saúde”, ressalta a diretora.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...

Governo do Piauí lança edital de concurso da saúde com 1.646 vagas e salários de até R$ 12,3 mil

Edital oferece vagas para níveis médio, técnico e superior, com inscrições entre 11 de dezembro e 15 de janeiro...
spot_img

Flávio Dino proíbe pagamento de emendas indicadas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem que estão fora do Brasil

Para o ministro, a ida dos deputados para os EUA e o abandono da função parlamentar configuram 'afronta' Os dois...

Tecnologia inédita chega a Teresina para tratamento de crianças neurodivergentes

Teresina recebeu, nesta quinta-feira (4), uma tecnologia terapêutica inédita no Brasil para o atendimento de crianças neurodivergentes, especialmente aquelas...
spot_img

Posts Recomendados