As apresentações do festival ocorrerão de 18 a 26 de novembro, em um novo formato, totalmente on-line.
Apesar das dificuldades impostas para os artistas durante a pandemia, um grupo de teatro composto por alunos do Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão, foi selecionado para se apresentar na 20ª edição do Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte (Feto), com o espetáculo “João Paneiro”.
As apresentações do festival ocorrerão de 18 a 26 de novembro, em um novo formato, totalmente on-line. A apresentação do grupo ocorrerá no dia 19, em que estará disponível, no site do Festival, a hora e o link de acesso ao espetáculo.
O texto do espetáculo, de autoria dos professores Tácito Borralho e Josias Sobrinho, conta a história de uma serpente encantada como metáfora para falar de uma situação específica que ocorreu na Ilha de São Luís, quando uma comunidade sofreu ameaças de despejo. O enredo tem como personagem central um produtor de cofos, que tira o seu sustento da palha do babaçu. A trama é composta de músicas que também funcionam como texto de apoio às encenações.
O espetáculo abordará também assuntos como política, progresso e modernização de forma lúdica, dialogando com o imaginário do próprio protagonista, levando-o a relembrar a infância, a questionar suas verdades e entrar em torno das principais lendas maranhenses, como é o caso da lenda de “Dom Sebastião”, oriunda dos Lençóis Maranhenses.
Por G1 MA — São Luís