O município obteve 210 pontos com 7 critérios certificados. A cidade administrada por Neidinha Lima tem sido destaque em nível de Piauí, quando o assunto é a preocupação com as causas ambientais, e mais uma vez conquistou o Selo A do ICMS Ecológico.
O município de Guadalupe, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conquistou mais uma vez, o Selo ‘A’ na Certificação de SELO Ambiental 2023 – ICMS ECOLÓGICO.
Ao Portal Cidade Luz, Neidinha Lima falou da alegria na conquista e parabenizou o apoio de todos os envolvidos neste trabalho, e disse que isso é mais um exemplo de compromisso real com a cidade.
De acordo com resultado preliminar divulgado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Guadalupe obteve 210 pontos com 7 critérios certificados.
Para ter acesso, os municípios precisam atender a determinados critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual. No caso do Piauí, os critérios de pontuação pra que os municípios consigam o Selo Ambiental são:
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Educação Ambiental
Redução de Desmatamento
Redução de Queimadas
Conservação dos Recursos Ambientais
Proteção de Mananciais de Abastecimento Público
Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição
Unidades de Conservação
Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente
O Selo Ambiental é um instrumento de certificação emitido anualmente pela Semarh, concedido aos municípios que estejam desenvolvendo ações e políticas de desenvolvimento da gestão ambiental no âmbito municipal. Com o Selo, os municípios têm direito aos recursos do ICMS Ecológico, importante fonte de receita para a gestão local através de transferências constitucionais do ICMS arrecadado no Estado