“Estamos muito felizes, em saltar da nota de 8.41 para 9.56, ficando com o terceiro lugar entre os 224 municípios de nosso estado”, disse a prefeita Neidinha Lima na apresentação dos resultados.
A gestão da prefeita Neidinha Lima e do secretário de saúde Paulo Rocha, realizaram na tarde desta terça-feira, 07, uma reunião no auditório da Secretaria de Saúde, onde foram apresentados os resultados do 1º Quadrimestre de 2022, do Programa Previne Brasil, um programa do Governo Federal via Ministério da Saúde.

O evento contou com a presença da prefeita Neidinha Lima, Paulo Rocha (Secretário de Saúde), Jesse James (Presidente da Câmara de vereadores), Hélvia Almeida e Luciana Martins (vereadoras), Eduardo Rocha (Assessor Técnico), de todas as 05 equipes das UBS, além de secretários e assessores municipais.

Paulo Rocha abriu o evento parabenizando as equipes pelo resultado, e lembrou que o Previne Brasil, substituiu o antigo PMAQ, que em termos de recursos era bem mais superior. Paulo lembrou que o município recebe hoje por cada equipe (UBS), no Previne Brasil o valor de R$ 3.225,00, enquanto que o PMAQ, pagava acima desse valor a quantia a mais de R$ 11.000,00. Mesmo com essa enorme diferença a gestão não se abateu, e redobrou o trabalho já executado pelas equipes.

O secretário de saúde fez um alerta aos provisionais sobre o aumento da Covid-19, no estado e pediu os servidores que fiquem vigilantes, sempre usando máscara no ambiente de trabalho.
A prefeita Neidinha fez a leitura do resultado dos índices, onde Guadalupe ficou com o 3º lugar a nível estadual, ficando os municípios de Landri Sales em 2º e em 1º de Oeiras.
Neidinha comemorou o resultado, afirmando que era fruto do trabalho de todos. “Guadalupe se superou, passamos da nota de 8.41 para 9.56, e ficamos em 3º lugar entre os 224 cidades do Piauí, um resultado para ser festeja”, disse a prefeita.

A gestora também agradeceu o empenho e a dedicação de Dr. Eduardo Rocha e do responsável do programa no município Márcio Rios.
Os vereadores Jesse James, Luciana Martins e Hélvia Almeida parabenizaram da mesma forma a conquista dos profissionais da saúde, e afirmaram que quem ganha é a população do município.
Eduardo Rocha destacou o resultado positivo, mais lembrou que muita coisa ainda pode avançar mais. Ele lembrou que é preciso um trabalho constante, pois assim como Guadalupe almeja chegar ao 1º lugar, outras cidades também estão nesse mesmo proposito.
DADOS DO 1ª QUADRIMESTRE
Ficando em 3° lugar dentre os 224 municípios do Piauí. 49° lugar entre os 417 municípios do Nordeste e em 104° lugar entre os 5568 municípios do Brasil.
O QUE É O PREVINE BRASIL
O Previne Brasil é o programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde. Um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde.
As equipes trabalham sete indicadores de saúde
O Pré-Natal que deve garantir atendimento e um pré-natal de qualidade as nossas gestantes, que devem ter no mínimo seis consultas durante todo o período da gravidez, assim como os testes de HIV e Sífilis realizado no primeiro atendimento que é o segundo indicador, entra também no atendimento a gestante a garantia de avaliação odontológico que deve haver no mínimo dois atendimentos garantidos durante o seu período gestacional, entrando como o quarto indicador no Previne Brasil.
O Programa também trabalha a saúde da mulher, onde as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos devem realizar exame citológicos para prevenção de câncer do colo do útero, sendo o quarto indicador no Previne Brasil. As nossas crianças além do atendimento de puericultura, devem está com seu calendário vacinal em dia, com isso o programa trabalha com este indicador de vacina onde crianças menores de 01 ano devem estar com esquema completo de pólio e penta, o quinto indicador.
As doenças crônicas, em especial a hipertensão e diabetes é outro indicador, onde os hipertensos devem ter garantia de consulta e verificação de PA, e os pacientes diabéticos, a solicitação de hemoglobina glicada, que são o sexto e sétimo indicadores.
Confira as imagens









