Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
Na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, o município de Guadalupe recebeu o Prêmio Alfa-10 durante uma cerimônia realizada no Centro de Convenções de Teresina. A premiação é promovida pelo Governo do Estado, por meio do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), e reconhece as escolas públicas que alcançaram os melhores resultados na alfabetização de crianças de até 7 anos de idade.
Representando Guadalupe, a Escola Municipal Alexandrino Mousinho foi contemplada com o prêmio pela sua performance no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), atingindo critérios de excelência como nota do IDEPI-Alfa superior a 8,5 e ampla participação dos alunos.

Durante a cerimônia, estiveram presentes o prefeito Jesse James, a primeira-dama e secretária de Saúde Amanda Souza, a vice-prefeita Hélvia Almeida, a secretária municipal de Educação Jocilene Miranda, além das professoras Edilúcia Mousinho Alencar, Josélia Cavalcante e Fabian Rosa. A comitiva celebrou com orgulho a conquista inédita, da rede municipal de ensino.
A unidade escolar receberá R$ 60 mil como reconhecimento, sendo que até 20% do valor poderá ser destinado à valorização da equipe pedagógica, composta por professores, coordenadores e gestores escolares.
A secretária Jocilene Miranda ressaltou a importância do trabalho coletivo: “Esse prêmio é resultado do empenho de toda a rede educacional de Guadalupe. A Escola Alexandrino Mousinho se destacou por sua dedicação e compromisso com a alfabetização de nossas crianças.”
Já o prefeito Jesse James destacou que a gestão municipal seguirá firme no compromisso com a Educação: “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo. Investir na base é garantir um futuro melhor.”
A Escola Alexandrino Mousinho teve como docente da turma premiada a professora Edilúcia Mousinho Alencar, sob a gestão de Teresinha Lemos e da própria secretária Jocilene Miranda, com o apoio técnico da equipe do PPAIC.
Confira as imagens









