O fórum traz o tema “Construindo a Gestão para a Educação Municipal que Garanta Equidade, Qualidade e Formação Cidadã”.
Na manhã dessa segunda-feira (22), o Secretário da Educação, Washington Bandeira, juntamente com a Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, participaram da solenidade de abertura do XVI Fórum Ordinário Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime/PI), que reúne gestores e prefeitos dos 224 municípios do Piauí, nos dias 22 e 23 de maio. O evento acontece no Auditório Poty do Hotel Blue Tree.
A secretária de educação de Guadalupe, Lorena Rocha Antunes e coordenadora geral da educação no município, Silvia Trajano, participam do fórum. Elas disseram ao Portal Cidade Luz, que o encontro é uma oportunidade de fortalecer os laços com a Secretaria Estadual de Educação do Piauí, e tratar durante o evento do financiamento da educação e da politica pedagógica da gestão escolar com foco na aprendizagem.
O fórum traz o tema “Construindo a Gestão para a Educação Municipal que Garanta Equidade, Qualidade e Formação Cidadã”, e a sua programação conta com palestras sobre financiamento da educação pública; avaliação da aprendizagem; política pedagógica da gestão escolar; Plano de Ações Articuladas (PAR); alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual; os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental, entre outros.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça que o evento visa o fortalecimento das políticas educacionais por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios. “Aqui no Piauí nós temos uma rota muito clara, que é fortalecer esse regime de colaboração com os municípios, uma política que está no plano de governo do governador Rafael Fonteles. Quero parabenizar a Undime por esse evento grandioso. Que possamos fortalecer a presença equitativa dos jovens nas nossas escolas”, declara o gestor.
De acordo com a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, o fórum elege a política de Tempo Integral como possibilidade de garantir o incremento de qualidade na educação. “Não é só mais tempo de relógio, é mais tempo para qualificar melhor os currículos. Essa é uma das políticas de cooperação que nós, do Ministério da Educação, começaremos as tratativas para as regras e a parceria com estados e municípios, tendo um leque de abertura para o plano das redes”, disse.
Ao longo dos dois dias de evento, os dirigentes municipais de educação e as equipes técnicas inscritas no evento poderão, ainda, receber atendimento presencial com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Washington Bandeira destacou ainda que na próxima segunda-feira (29), no Palácio de Karnak, será lançado o Pacto Pela Educação, que por sua vez, objetiva a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem em todo o Piauí. “O Pacto Pela Educação irá fortalecer o regime de cooperação na Alfabetização na Idade Certa no transporte escolar, na cessão de espaços e de pessoal, no censo, no sistema de avaliação, compartilhamento de dados, para que realmente possamos cuidar de todos os entes da política educacional de uma forma muito eficiente”, enfatiza o secretário.
Gabriela Oliveira, assessora especial do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios do Piauí, reforça a importância do pacto para a Educação. “Acredito que a estruturação de uma governança educacional a partir do regime de colaboração é primordial para que se possa caminhar para uma alfabetização na idade certa de forma efetiva dentro do estado, criando uma rede de educação que trate a aprendizagem, independentemente de serem aluno das Redes Estadual ou municipais”, finaliza.