O tema central da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que deverá orientar as discussões nas distintas etapas da sua realização, será: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
A Prefeitura Municipal de Guadalupe, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou, nesta segunda-feira, 17 de junho, a II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
O ato foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, iniciando às 14h30min, e reuniu gestores e profissionais de saúde, que após exposição do secretário de saúde Paulo Rocha, falou no lugar da palestrante, que por motivos superiores não pode comparecer.
Em seguida, os presentes foram divididos em três grupos, cada um trabalhando um eixo diferente.
O primeiro grupo ficou com o Eixo 1 – Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz acontecer”.
O segundo grupo ficou com o Eixo 2 – Humanizado, Equânime, e Democrático SUS: Uma Agenda Estratégica, para o Futuro do Brasil.
O terceiro grupo ficou com o Eixo 3 – Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que Fazem o SUS Acontecer: A Saúde da Democracia para a Democracia da Saúde.
A conferência visa propor as diretrizes municipais para a implementação da política de gestão do trabalho e da educação na saúde, tendo como referência a Norma Operacional Básica sobre Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde (NOB/RH-SUS), ampliando a participação e a co-responsabilidade dos diversos segmentos do SUS na execução dessa política, qualificando o debate e fortalecendo o compromisso municipal.
O evento também faz parte dos preparativos para a 2ª Conferência Estadual e 4ª Conferência Nacional, que serão as próximas etapas.
Confira as imagens