Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Hospital referência em tratamento contra o câncer no Piauí pode fechar por falta de recursos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo a direção, o recurso repassado pelo poder público ao hospital está defasado há 17 anos.

A direção do Hospital São Marcos, que é considerado o maior hospital filantrópico do Piauí voltado para o tratamento oncológico, informou na tarde desta quinta-feira (18), que a casa de saúde pode fechar as portas devido a dificuldades financeiras.

Em entrevista ao site GP1, o advogado Joaquim Almeida, membro da direção do hospital, informou que a unidade de saúde trata mais de 95% dos casos de câncer dos estados do Piauí, Maranhão e Pará gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, o recurso repassado pelo poder público ao Hospital São Marcos está defasado há 17 anos.

Hospital São Marcos, Teresina.

“Nós trabalhamos com o SUS, 70% de todas as nossas atividades é do SUS, nós somos o maior centro oncológico dessa região, somos um hospital de alta complexidade na área oncológica, 98% dos pacientes do SUS com câncer são tratados lá, 100% de todas as crianças com câncer no estado do Piauí e de outros estados, Maranhão e Pará, são tratados lá, então é uma lástima, porque é uma coisa que a gente tem que encarar, conversar com o poder público, porque o poder público é responsável por isso. Ele é responsável por dar esse serviço e quem for dar precisa continuar e precisamos encontrar uma solução. Nós temos a tabela do SUS que está há 17 anos defasada, que causa um déficit as entidades filantrópicas, o que mantém o SUS aberto são essas entidades, elas mantêm o SUS aberto, as verbas do SUS já não pagam o valor das despesas”, desabafou o diretor.

Ainda de acordo com Joaquim Almeida, os enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e porteiros são merecedores do novo piso salarial sancionado pelo Governo Federal, mas, segundo o diretor, o valor da despesa com o pagamento do novo salário desses profissionais vai ser milionário e o hospital não tem dinheiro para paga-los.

“A questão do piso salarial, quem que não é a favor que nossa enfermagem seja bem paga, receba o que merece? Eu sou a favor, mas não há recursos para se pagar, porque os recursos que vêm não são suficientes. Você acaba de fazer um contrato e no meio vem uma situação completamente nova, situação que você não sabe da onde você vai tirar o recurso para pagar”, declarou o advogado.

O diretor classificou o fechamento do São Marcos como um grande prejuízo para a população piauiense. “É um grande prejuízo, porque o Hospital São Marcos é uma referência nacional, ele não atende somente ao Piauí, na área de oncologia, pelo seu corpo técnico, pela sua estrutura, pelo seu grau de conhecimento, por toda essa equipe, é uma das maiores empresas do Piauí, foi pioneira na cardiologia, na neurologia, em vários setores e tem oncologia de ponta, que presta serviços a pessoas que não tem condições nenhuma, que não tem plano de saúde, que não tem nada, a quantidade de cirurgias e consultas que são feitas por ano são impressionantes, que não podem de repente serem jogadas no lixo. É um grande atendimento”, finalizou Joaquim Almeida.

Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida divulga nota

A Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA), também divulgou nota prestando esclarecimento sobre a dificuldade financeira enfrentada pelo Hospital São Marcos diante do reajuste salarial dos profissionais da enfermagem.

Confira a nota na íntegra:

A Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA) vem a público esclarecer sobre a situação financeira gerada pela promulgação da Lei nº 14.434/2022, que fixa o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros, bem como suas consequências para a continuidade de suas atividades no hospital São Marcos.

O Hospital São Marcos é entidade filantrópica em atividade há quase 70 anos, prestadora de serviços de saúde e único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado do Piauí. Presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), trata mais de 95% do total de casos de câncer dos piauienses, além de que todos os casos de câncer em crianças e adolescentes que não tem planos de saúde privados no Estado são tratados pelo hospital.

A recente promulgação da lei que fixa o piso salarial para os profissionais de Enfermagem, a partir do momento que não estabelece a fonte dos recursos, demanda grandes despesas imediatas para o hospital, pondo em risco o pleno exercício de suas atividades. Como já noticiado pela mídia nacional e manifestado pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, a maioria das instituições filantrópicas do país não tem recursos financeiros suficientes para arcar com estes efeitos; com o hospital São Marcos a situação não é diferente.

Desta feita, haverá um acréscimo de despesas mensais milionário ao hospital, que não conseguirá arcar com seus compromissos e será obrigado a restringir a prestação de serviços de saúde.

Importante registrar o respeito, admiração e gratidão aos profissionais de Enfermagem, o reconhecimento da importância de seu papel e a concordância com a necessidade de constante valorização da categoria. Todavia, a lei sancionada, como foi, trará consequências drásticas à população piauiense e à própria categoria profissional, com risco de diminuição das oportunidades de trabalho.

Vale destacar que a direção está empregando todos os esforços junto ao Poder Público, já tendo notificado os entes federados bem como as autoridades públicas competentes, com o objetivo de obter fontes de financiamento para cumprir a lei de forma sustentável.

Contudo, caso não haja uma solução para o problema, diante de todo o cenário apresentado, terá de encerrar as atividades do hospital.

Teresina, 18 de agosto de 2022

GUSTAVO ANTONIO BARBOSA DE ALMEIDA – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE COMBATE AO CÂNCER ALCENOR ALMEIDA DIRETOR GERAL DO HOSPITAL SÃO MARCOS

Com informações do GP1

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Transporte escolar de Floriano segue indefinido apesar de licitação de R$ 7 milhões

A licitação aberta pela Prefeitura de Floriano para contratação de empresa responsável pelo transporte escolar, no valor superior a...

Copom deve manter taxa Selic em 15% ao ano e encerrar ciclo de alta de juros

Agentes do mercado esperam a taxa Selic fique nos atuais 15%, mas divergem sobre o momento em que o...

Tribunal de Contas da União vai avaliar acompanhamento do Bolsa Família em estados e municípios

O Tribunal de Contas da União (TCU) enviará 15 mil questionários a secretarias estaduais e municipais de Saúde, Educação...

Brasil sai do Mapa da Fome da ONU: conquista histórica reflete políticas públicas eficazes

Em apenas dois anos, o Governo do Brasil reduziu a insegurança alimentar para menos de 2,5%, retomando trajetória de...
spot_img

Brasil está conversando “com reserva” com os Estados Unidos, diz Alckmin

Vice-presidente afirmou que plano de socorro está em elaboração A quatro dias da entrada em vigor da tarifa de 50%...

Entidade tem o poder de derrubar o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil; saiba como funciona

Se o presidente americano cumprir a chantagem inédita na história das democracias ocidentais, os produtos brasileiros exportados passarão a...
spot_img

Posts Recomendados