Por Gleison Fernandes
Na manhã desta sexta-feira, 15 de dezembro, o IBAMA promoveu uma reunião na sede do Sindipesca, o Sindicato dos Pescadores de Guadalupe. O encontro reuniu pescadores locais, autoridades e representantes do IBAMA com o propósito de discutir o período de defeso da piracema, visando orientar novamente a população sobre a reprodução dos peixes, que se estende até 16 de março.

Maria Izolda Monte, educadora ambiental, e Paulo Iram, técnico administrativo, ambos do IBAMA, compartilharam orientações essenciais durante a reunião para prevenir a pesca predatória. Destacou-se que a restrição à atividade pesqueira não apenas preserva a fauna e o meio ambiente, mas também visa proteger os interesses dos próprios pescadores. Ao garantir a reprodução natural dos peixes, possibilita-se o desenvolvimento sustentável de suas atividades no ano seguinte, após o término do período de piracema.
Durante o debate, foi anunciado que o IBAMA planeja realizar um seminário no município de Guadalupe no próximo ano, reunindo toda a comunidade que depende da pesca. “Este evento será de extrema importância para disseminar amplamente as orientações sobre as práticas a serem adotadas para evitar a pesca durante o período de piracema” destacou Izolda Monte, ao jornalista Gleison Fernandes.
Francisco Vitorino, conhecido como “Galego” presidente do Sindipesca, destacou que o espaço foi gentilmente cedido para a realização da reunião pelo sindicato, descrevendo-a como muito proveitosa para os pescadores do município. O vereador Jesse James, representando a prefeita Neidinha Lima, participou da reunião, acompanhado pelos secretários Domingos Martins (Meio Ambiente), Genivaldo Miranda (Infraestrutura) e Maria Sara (Mulher e Diversidade Sexual), além da assessora do meio ambiente do município, Silvone Ataídes.
Confira as imagens













