IBGE aponta que 14 mil piauienses trabalham no comércio eletrônico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Levantamento realizado em 2022 revelou que taxa piauiense é a 3ª menor do país; veja números.

Cerca de 14 mil pessoas trabalham por meio de plataformas digitais de serviços e de comércio eletrônico no Piauí, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (25).

O levantamento, realizado nos quatro últimos meses de 2022, revelou que aproximadamente dez mil piauienses estavam ocupados em serviços como aplicativos de táxi, de transporte particular de passageiros, de entrega de comida e produtos e de prestação de serviços gerais ou profissionais.

Já no comércio eletrônico, outros quatro mil trabalhadores atuavam como empregadores ou por conta própria. O número representa 0,43% do total de pessoas ocupadas (1,05 milhão) no mercado de trabalho do estado, enquanto os serviços correspondem a 0,9%.

Em relação ao índice nacional – 2,1 milhões de um total de 87,2 milhões de pessoas ocupadas -, o Piauí apresenta a 3ª menor participação do país, com 1,33%, inferior à média brasileira de 2,43% e superior apenas aos estados do Maranhão (1,28%) e do Acre (1,24%).

No Brasil, as unidades federativas com maior participação percentual foram o Rio de Janeiro (4,13%), o Distrito Federal (3,15%) e São Paulo (3,04%). A liderança da região Nordeste coube a Alagoas, com 2,48%, a sexta maior taxa do país.

Para realizar a contagem, a PNAD Contínua do IBGE investigou o exercício do trabalho por meio de plataformas digitais no trabalho único ou principal que a pessoa exercia na semana de referência. A amostra considerada foi a população ocupada de 14 anos ou mais, com exceção dos empregados no setor público e militares.

Com informações do IBGE

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novas regras do PIX começam a valer e facilitam recuperação de dinheiro roubado

Sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão caminho do dinheiro e permitir que valores desviados sejam...

MEC lança obras do Hospital Universitário em Parnaíba com 120 leitos e investimento de R$ 48,3 milhões

Projeto inclui construção de 20 leitos de UTIs; na solenidade também foi anunciado revitalização do Restaurante Universitário da UFDpar. Parnaíba...

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

Ao menos dez estados já não exigem o teste da baliza na prova prática. O Departamento Estadual de Trânsito do...

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para...
spot_img

Previsão indica risco de chuvas intensas e ventos fortes no extremo sul do Piauí

Após um fim de semana com redução no volume de chuvas, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos...

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...
spot_img

Posts Recomendados