Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

INSS começa a pagar aposentadorias com reajuste no dia 25

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quem recebe um salário mínimo terá o aumento acima da inflação

A partir do dia 25 deste mês, aposentadorias, pensões e demais benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) serão pagos com o reajuste anual. Quem recebe um salário mínimo terá o aumento acima da inflação, conforme a política de valorização do salário mínimo.

Recebem primeiro os beneficiários de renda previdenciária de até um salário mínimo, em 2024 de R$ 1.412. Depois, são pagos os benefícios maiores, acima do mínimo até o teto previdenciário.

Os depósitos são feitos conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.

Imagem ilustrativa: Pixabay.

No calendário de 2024 ainda constam os pagamentos de dezembro de 2023, que são pagos no mês seguinte. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos referentes a dezembro de 2023 serão feitos até segunda-feira, 8 de janeiro. Já o pagamento referente ao mês de janeiro vai de 25 de janeiro até 7 de fevereiro, quando recebem os segurados com final de benefício terminado em 0.

Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 2 de janeiro, para os que têm cartão final 1 e 6. O pagamento de janeiro será creditado em 1º de fevereiro.

No total, mais de 39 milhões de benefícios serão pagos pelo Instituto, sendo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários. Os números fazem parte da folha de pagamento de novembro. Ainda conforme o levantamento do INSS, o número de pessoas que recebe até um salário mínimo é de 26.168.062. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.868.803 pessoas.

Os segurados podem consultar os valores no site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Caso não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Será preciso informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Os valores são depositados na conta do beneficiário, seja ela aberta na hora da aposentadoria ou alguma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.

O cidadão que tem conta-benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência. Neste modelo, não é possível usar a função débito.

Quem recebe por conta-corrente pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas com o cartão ou por Pix, fazer transferências e demais negociações, assim como quem tem conta-poupança.

CONSULTE SEU EXTRATO DE PAGAMENTO

  • Pela internet, é possível conferir se está tudo correto com os valores do benefício do INSS ou com a data, além de checar em qual banco ocorrerá o pagamento do benefício
  • Acesse o Meu INSS com o login e a senha
  • Clique na opção “Extrato de Pagamento”
  • Clique no mês desejado
  • Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”
  • Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa também é possível usar os serviços de home banking acessando a opção:
  • “Previdência Social”, para o Banco do Brasil
  • “Extrato Previdenciário”, na Caixa

CONFIRA EXTRATO DE EMPRÉSTIMO

  • O segurado pode consultar mensalmente o Meu INSS para saber se há empréstimos que geram desconto no benefício.
  • Acesse o Meu INSS com o login;
  • Clique na opção “Extrato de empréstimo”;
  • Se recebe mais de um benefício previdenciário, consulte um por vez;
  • A tela vai mostrar as informações do benefício e a margem consignável;
  • Se preferir imprimir, clique em “Baixar PDF”.

PEÇA O PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO

  • Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao
  • INSS os valores não recebidos.
  • Acesse o site do Meu INSS;
  • Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado;
  • O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia apreende plantação com 130 mil pés de maconha em área de cinco hectares em Cristino Castro

Agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Piauí localizaram, nesta sexta-feira (18/07), uma plantação de maconha com...

Cruzeta e CFC disputam final da Taça Guadalupe neste domingo, às 16h, no Estádio Júlio César

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A decisão da Taça Guadalupe de Futebol Amador 2025 será disputada neste domingo,...

Justiça obriga Humana Saúde a manter tratamento para autistas no Piauí e impõe multa milionária

Pais de pacientes com transtornos do desenvolvimento denunciaram que a operadora obrigou a transferência dos filhos para centros próprios...

Lula assina Medida Provisória que abre crédito de R$ 3 bi para ressarcir vítimas da fraude no INSS

Mais de 300 mil pessoas já aderiram ao acordo pra receber os valores de volta O presidente Lula assinou uma...
spot_img

Investigação aponta que Jair Bolsonaro financiou operação contra soberania nacional

A informação é de investigadores da Polícia Federal, que decidiu tomar preventivas para evitar uma eventual fuga do ex-presidente. O...

Júlio César reage à fala de Marcelo Castro e reafirma alinhamento do PSD com a base governista

Apesar da fala do deputado, os prefeitos de Barro Duro e Simplício Mendes, ambos do PSD, foram vistos no...
spot_img

Posts Recomendados