Irã prepara mísseis para atacar bases dos EUA no Oriente Médio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Irã prepara mísseis e pode atacar instalações americanas no Oriente Médio se EUA apoiarem ofensiva israelense.

O Irã está preparado para lançar ataques contra bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio caso Washington decida entrar diretamente na guerra ao lado de Israel. A informação foi divulgada pelo The New York Times, nesta terça-feira (17/6), com base em fontes ligadas à inteligência e à diplomacia da região.

Segundo o jornal norte-americano, Teerã já mobilizou mísseis e outros equipamentos bélicos e estaria pronto para iniciar os bombardeios por instalações americanas localizadas no Iraque. Além disso, o Irã teria planos para atingir qualquer base dos EUA presente em países árabes, como forma de represália antecipada.

De acordo com autoridades americanas ouvidas pela mídia internacional, não seriam necessários muitos preparativos para os ataques iranianos serem executados. As tropas dos Estados Unidos na região já foram colocadas em alerta máximo.

Estima-se que mais de 40 mil soldados americanos estejam atualmente posicionados em território do Oriente Médio.

O temor do governo dos EUA é que, caso um ataque americano seja realizado contra a instalação nuclear de Fordo — uma das principais do programa atômico iraniano —, a resposta inclua não apenas ações diretas de Teerã, mas também de grupos aliados, como os Houthis no Iêmen, que poderiam retomar os ataques a navios no Mar Vermelho.

Outro risco considerado é a possibilidade de o Irã lançar minas no Estreito de Ormuz, ponto estratégico para a navegação militar e comercial, o que comprometeria diretamente a movimentação de embarcações americanas no Golfo Pérsico.

A escalada acontece em meio ao aumento da pressão por parte de Israel para os Estados Unidos participarem ativamente da campanha militar contra o Irã. Apesar das ameaças, o governo americano ainda busca calibrar sua resposta para evitar uma guerra regional em larga escala.

“Chumbo Trocado”

O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que avalia bombardear o Irã, segundo o portal de notícias dos Estados Unidos, Axios.

Com isso, o governo iraniano pretende revidar colocando em ação ataques a bases militares dos EUA no Oriente Médio.

Membros do governo de Trump, afirmam que o presidente pode estar “considerando seriamente se juntar à guerra”, lançando ofensiva direta dos EUA contra instalações nucleares iranianas.

Mais cedo, nesta terça-feira, Trump, afirmou em sua rede Truth Social, que os EUA sabem exatamente onde está o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, mas que ainda não o matarão, pois ele não quer mais danos aos civis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Boate na zona Leste de Teresina é interditada por suspeita de tráfico de drogas

Uma boate localizada na Avenida dos Expedicionários, no bairro São João, zona Leste de Teresina, foi interditada nesta quarta-feira...

Mulher e criança são resgatadas após incêndio destruir apartamento em Teresina

Uma mulher e uma criança de aproximadamente quatro anos foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (29), após...

Rafael confirma Júlio César como nome do PSD ao Senado e descarta mudanças na majoritária

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, reafirmou nesta quinta-feira (29) o apoio ao...

Golpe da falsa carta de crédito faz 100 vítimas no PI; empresa é interditada

A Polícia Civil do Piauí interditou na manhã desta quinta-feira (29), uma empresa suspeita de aplicar golpes por meio...
spot_img

Final do Torneio de Futsal de Guadalupe é adiada para sexta-feira, 30, após nota da organização

Por Gleison Fernandes. A final do 30º Torneio de Futsal de Férias – Edição Janeiro/2026, que estava prevista para ocorrer...

Vereadora e servidora da Alepi são afastadas pela PF por suspeita de envolvimento com facção

A Operação Escudo Eleitoral III foi deflagrada nesta quinta (29) em Piracuruca (PI) e Águas Lindas (GO). A Polícia Federal...
spot_img

Posts Recomendados