Antes do relacionamento, presidente eleito da Argentina disse que irmã assumiria função de primeira-dama, mas cenário pode mudar após começo de namoro com atriz.
Com a eleição de Javier Milei como novo presidente da Argentina neste domingo (19), uma questão discutida desde a campanha permanece em aberto: quem será a primeira-dama do país?
O novo líder argentino está namorando a comediante argentina Fátima Florez, famosa por imitar a ex-presidente Cristina Kirchner. No entanto, embora se diga apaixonada, a namorada de Milei já disse em entrevistas recentes que não abandonará sua carreira e que não pretende assumir funções políticas no governo.
Enquanto isso, a irmã do presidente, Karina, é cotada desde o início da campanha eleitoral para assumir um papel proeminente no governo de Milei, pois atuou como uma das principais estrategistas de sua camapanha. Ainda assim, também em declarações recentes, o político deixou claro que ele é quem comandaria o governo e não esclareceu qual função sua irmã poderá desempenhar após a eleição.
Contudo, tanto Flórez quanto Milei terão papel importante durante o mandato do presidente, pois são as figuras femininas mais próximas a ele. Saiba mais sobre elas abaixo:
Karina Milei
Karina Milei, de 51 anos, é irmã mais nova do presidente e foi a gerente de sua campanha. Segundo a mídia argentina, ela é conhecida como “A Chefe” e é a única capaz de acalmar o irmão em momentos de tensão.
Em 2022, Milei chegou a declarar em entrevista ao canal LN+ que Karina assumiria o papel de primeira-dama, no caso de sua vitória.
“Acho que faria o papel de primeira-dama. Nem como chefe de gabinete, nem como secretária da presidência. Se você me perguntar sobre esses dois últimos, acho que não se encaixam [com ela]”, disse à época.
Recentemente, no entanto, o papel de Karina na administração de Milei se tornou menos clara, principalmente após ele ter assumido o relacionamento com Flórez — e após diversas aparições da irmã na mídia como “cabeça” da chapa do novo presidente.
Karina se formou em relações públicas na Universidade Argentina da Empresa (Uade) e também estudou confeitaria e artesanato. Antes de assumir o cargo na campanha do irmão, ela era a responsável por administrar o patrimônio e a agenda de Milei.
Fátima Florez
Batizada María Eugenia Florez, a namorada de Milei hoje é conhecida como Fátima Florez, seu nome artístico, e tem 42 anos — o presidente eleito tem 53.
Ela trabalha como cantora, modelo e atriz e já chegou a ganhar prêmios por seu trabalho como comediante. Em 2013, ganhou popularidade após fazer imitações de Cristina Kirchner, então presidente da Argentina.
Durante a campanha de Milei, a comediante deixou claro que pretende continuar com a carreira e disse que não pretende assumir papel ativo no governo do parceiro.
Em entrevista ao canal América, Flórez afirmou não gostar do cargo de primeira-dama. “Não me ocorre pensar nessa coisa de primeiras-damas", afirmou. "Cá entre nós, parece uma bobagem para mim. Sério."
No entanto, desde que o relacionamento de Flórez e Milei se tornou público em agosto de 2023, muitos dos eleitores do novo presidente a tratam como primeira-dama.
Por Giuliana Viggiano – G1