Jair Bolsonaro aproveita Agrishow para criticar a política de demarcação de terras indígenas pelo governo Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em sua primeira agenda pública desde o retorno dos EUA, o ex-presidente discursou a ruralistas na Agrishow, em Ribeirão Preto

Em sua primeira agenda pública desde o retorno dos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, durante discurso nesta segunda-feira 1º na Agrishow, a política de demarcação de terras indígenas promovidas pelo governo Lula (PT).

As declarações foram feitas a empresários do agro na principal feira do setor em Ribeirão Preto (SP).

“Vocês devem saber que há 400 pedidos de demarcações de terras indígenas e pelo menos 3.500 de quilombolas. E aquele cara disse que faria o possível para atender os anseios das comunidades”, iniciou.

Joel Silva/Folhapress

“Se 10% forem atendidos, para onde irá nosso agro? Peço a Deus para isso não acontecer”, concluiu o ex-capitão, que discursou por sete minutos no evento.

Na última sexta-feira 28, o petista homologou seis territórios indígenas durante a cerimônia de encerramento do Acampamento Terra Livre, em Brasília. O ato marcou o fim da política anti-indigenista promovida por Bolsonaro e pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

Em pronunciamento, Lula ainda prometeu trabalhar para demarcar o “maior número possível de terras indígenas” durante os próximos quatro anos e que ter 14% de território atualmente homologados é “pouco”.

O ex-presidente desembarcou em Ribeirão Preto na tarde de domingo, onde foi recebido por centenas de apoiadores. Ele percorreu alguns metros a pé, espremido por guarda-costas e abrindo caminho entre uma multidão frenética de bolsonaristas.

Depois, deixou o local na caçamba de uma caminhonete, seguido por uma pequena caravana de motos e carros.

Bolsonaro chegou à Agrishow por volta das 11h na manhã desta segunda acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O ex-presidente foi o principal personagem no impasse envolvendo a organização do evento e o governo federal – o mal-estar pelo recuo no convite ao ministro Carlos Fávaro (Agricultura) levou a feira a cancelar a solenidade de abertura.

Mesmo assim, Bolsonaro driblou o cancelamento e utilizou um espaço montado pelo governo estadual para discursar a apoiadores.

Ao falar com os ruralistas, Tarcísio disse nutrir “imensa gratidão” pelo ex-presidente, apresentado ao público pelo cerimonial do evento como presidente. O governador ainda o agradeceu por sempre dar “o crédito para aqueles que o acompanhavam” e reiterou que não vai tolerar ocupações de terra promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

“Vamos proteger a propriedade privada no Estado de São Paulo e não vamos tolerar invasão. Os que invadirem terrenos no Estado de São Paulo terão um só destino: a cadeia”, afirmou.

As declarações vêm na esteira da ofensiva adotada por ruralistas contra o MST. Na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar da Agropecuária conseguiu emplacar uma comissão para investigar os financiadores das recentes iniciativas do movimento em todo o País.

Após os discursos, Bolsonaro, Tarcísio, o senador Marcos Pontes (PL) e lideranças políticas do agro percorreram os espaços da Agrishow, subiram em tratores e máquinas. Em uma delas, o ex-capitão chegou a abrir uma bandeira do Brasil enquanto apoiadores cantavam o Hino Nacional e pediam a prisão de Lula.

Por Wendal Carmo – Repórter e redator do site de CartaCapital

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pelo menos 39 pessoas morreram em grave acidente na BR-116 em Minas Gerais

A empresa de ônibus EMTRAM divulgou a lista com o nome das vítimas nas redes sociais; seis pessoas seguem...

Rafael Fonteles confere in loco o funcionamento do Programa Saúde Digital no Hospital Municipal de Bertolínia

Implantado pela Secretaria de Saúde em agosto, o programa permite o acesso da população local a teleconsultas em dez...

Por que a BR-116, palco do acidente que matou 38 em Minas, é a rodovia mais letal do Brasil

Acidente envolvendo ônibus, carreta e carro deixou ao menos 38 mortos. Para especialista, rodovia que liga Ceará ao Rio...

Com forte resfriado, papa Francisco fará sermão de domingo em casa

Decisão foi tomada por causa do clima frio em Roma O papa Francisco, que acabou de completar 88 anos, está...
spot_img

Presidente Lula informa aos ministros que fará trocas no 1º escalão

Ele tem sido pressionado por aliados do Congresso a fazer mudanças a partir da eleição para presidentes da Câmara...

Acredita no Primeiro Passo supera meio bilhão em microcrédito em mais de 56 mil operações em 2024

Iniciativa promove inclusão socioeconômica e amplia acesso ao emprego e ao empreendedorismo com parcerias estratégicas em todo o Brasil O...
spot_img

Posts Recomendados