Jair Bolsonaro segue rotina pós-operatória e enfrenta desafios com onda de soluços

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Médicos fizeram novo procedimento com uso de anestésicos para tratar crise e preveem nova etapa para segunda-feira (29)

Internado há quatro dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro segue em rotina pós-operatória relacionada a hérnia, mas enfrenta situação de desconforto por uma onda de soluços. As contrações não têm relação com a cirurgia, mas levaram o político a um novo procedimento no sábado (27).

A intervenção tem o nome de “bloqueio anestésico do nervo frênico”, e consiste na aplicação de um anestésico para tentar interromper o movimento que provoca soluços. O procedimento foi bem-sucedido, segundo médicos, mas ainda será necessária observação para ver se a técnica será eficaz no caso de Bolsonaro.

crédito: Sergio LIMA / AFP

Uma segunda aplicação do procedimento está prevista para a segunda-feira (29), e será voltada para o lado oposto do nervo — a primeira etapa foi feita no lado direito e, a segunda, será na parte esquerda. A intervenção não chega a ser considerada uma cirurgia e não afeta a previsão de alta do político.

“A gente mantém a expectativa de alta de 5 a 7 dias”, afirmou o cirurgião Cláudio Birolini, que acompanha Bolsonaro. Ele também afirmou que o tratamento relacionado à hérnia segue como esperado, com cuidados ligados à fisioterapia e troca de curativos.

Ao receber alta, a previsão de médicos é dar continuidade no monitoramento da saúde e manter o acompanhamento na cela da PF (Polícia Federal), onde Bolsonaro está preso desde 22 de novembro.

Crise de soluços

A situação de soluços tem sido relatada por filhos do ex-presidente desde o início do mês. Há uma semana, Carlos Bolsonaro chegou a afirmar que o pai sofria mais de 90 soluços por hora, e reiterou que a situação seria de “episódios de soluços persistentes”.

Inicialmente, médicos consideraram tentar o procedimento relacionado à crise durante a cirurgia, mas optaram por manter uma rotina de remédios e tentaram novas dosagens, mas a tentativa não foi suficiente.

“A nossa proposta inicial era otimizar o tratamento clínico ao máximo possível no que temos disponíveis de medicamentos. Isso foi feito desde o início da internação, mas a resposta não foi como esperávamos. Ontem ele teve uma crise de soluço muito prolongada, inclusive mais forte, o que o incomodou profundamente para dormir”, afirmou o cardiologista Brasil Caiado a jornalistas, no sábado.

Cirurgia de Bolsonaro

Bolsonaro foi internado para uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, geralmente associada à fragilidade dos tecidos, que deixam de manter o intestino dentro do abdômen.

A condição provoca inchaço, dor ou desconforto na virilha, especialmente durante esforços físicos. O procedimento foi adotado no Natal (25), e bem-sucedido, segundo a equipe médica. Como pós-operatório, ele tem feito tratamento de fisioterapia e recebido medicação para prevenção de trombose.

A expectativa é de que ele fique internado por um período de até uma semana. A contar do Natal, a previsão seria até o Ano Novo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 é divulgado hoje; veja como consultar

Programa seleciona alunos para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano. Edição conta com 274,8 mil vagas...

Setor produtivo reage à manutenção da Selic em 15% ao ano

Indústria, construção e centrais sindicais criticam decisão do Copom A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...

Prefeito de Cajueiro da Praia desmente Fábio Novo e mantém apoio a Ciro Nogueira

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, desmentiu as declarações de Fábio Novo (PT) de que “votaria com...

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...
spot_img

Rally Piocerá/Cerapió chega em Teresina na próxima sexta (30)

A competição deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia dos municípios por onde passa, segundo estimativas baseadas...

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...
spot_img

Posts Recomendados