Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Jerumenha celebra a Independência do Brasil com desfile temático “Caminhos para a Paz Mundial”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O desfile cívico também contou com o pelotão das autoridades locais, com a presença do prefeito Júnior Nato, primeira-dama Mariza Ribeiro, vice-prefeita Elizangela Rocha, vereadores e secretários municipais.

A Prefeitura de Jerumenha via Secretaria Municipal de Educação, realizou um desfile cívico no final da tarde desta quinta-feira (07), para comemorar a Independência do Brasil. O evento contou com a participação de diversas escolas da rede municipal e privada, além de instituições locais.

O desfile foi bastante movimentado, os moradores puderam prestigiar as apresentações das escolas e da fanfarra. O prefeito Júnior Nato disse que o desfile foi muito bem organizado e falou da alegria de junto com sua equipe resgatar esse evento que fortalece o patriotismo. “Alunos, professores, todos os envolvidos, estão de parabéns pelas apresentações realizadas. Tenho certeza que todos gostaram de ver” declarou ao Portal Cidade Luz.

Durante sua fala, o Júnior Nato também parabenizou a fanfarra municipal, que brilhantemente executou sua participação com 55 membros.

A secretária de Educação, Jordânia Ferreira, enfatizou a participação ativa dos alunos e do público, além de agradecer a dedicação de toda a equipe da educação que tornou o evento possível. Ela ressaltou que além de celebrar o patriotismo, o desfile proporcionou uma valiosa lição de história, cultura e inclusão.

Houve ainda a participação da escola Nossa Senhora de Lourdes da rede particular.

As escolas participantes do desfile em Jerumenha trouxeram o tema “Caminhos para a Paz Mundial” de maneiras criativas e educativas. A Unidade Escolar Manoel Afonso Ferreira, por exemplo, destacou personalidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos, educação e não violência. O desfile foi dividido em pelotões que representavam a paz mundial, campanhas pelos direitos à vida e não violência, e a importância dos direitos e valores humanos nas escolas. Houve também representações históricas de diversos períodos da história brasileira, desde a formação do povo brasileiro até a Independência do Brasil.

A Unidade Escolar Vicente Fonseca trouxe à tona a rica diversidade cultural do Brasil, com pelotões que representaram povos indígenas, africanos, abolicionistas e a Independência do Brasil. O desfile contou com a presença de alunos fardados, balizas e emocionantes apresentações que celebraram a riqueza da história e da cultura brasileira.

Sob o tema “Personalidades que se destacaram por lutar pelos direitos humanos, Educação e não violência”, o desfile foi dividido em três pelotões que transmitiram mensagens profundas:

  1. Pelotão da Paz Mundial: Este pelotão representou a busca pela paz global, apresentando estrangeiros e brasileiros indicados ao Prêmio Nobel da Paz, que dedicaram suas vidas à promoção da harmonia e da cooperação entre nações.
  2. Pelotão pelos Direitos à Vida e Não Violência: Aqui, as campanhas em prol dos direitos à vida e contra a violência foram destacadas, enfatizando a importância de um mundo mais seguro e humano.
  3. Pelotão dos Direitos e Valores Humanos nas Escolas: Este pelotão ressaltou a relevância dos direitos e valores humanos na educação, destacando a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Além disso, a escola particular Nossa Senhora de Lourdes participou do desfile, enriquecendo ainda mais a diversidade de participantes.

O desfile da Unidade Escolar Manoel Afonso Ferreira contou com momentos memoráveis, incluindo:

  • Destaque da Frente: As alunas Tarciria Maria e Ravena carregaram o banner com o nome da escola com grande orgulho.
  • Representação Histórica: O aluno Vitor Gabriel representou os primeiros desbravadores marítimos em uma simbólica representação de uma caravela.
  • Pelotões Temáticos: O desfile foi dividido em cinco pelotões, cada um representando uma fase importante da história brasileira:
    • 1° Pelotão: Os Marinheiros/alunos do 4° ano, com o tema “Formação do Povo Brasileiro”.
    • 2° Pelotão: Os Navegantes, formado pelos alunos do 1° e 2° ano.
    • 3° Pelotão: Casais de Portugueses, com alunos do 5° ano.
    • 4° Pelotão: Camponesas e Jesuítas, composto por alunos do 3° e 4° ano.
    • 5° Pelotão: Farda, com a participação de todos os alunos que optaram por desfilar com uniformes.

A sequência do desfile da Unidade Escolar Vicente Fonseca trouxe à tona a rica diversidade cultural do Brasil, incluindo povos indígenas, africanos e a Independência do Brasil. A estrutura incluiu um estandarte da escola e alunos fardados, balizas e cinco pelotões que representaram as principais etnias indígenas, a resistência de Zumbi, os abolicionistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Independência do Brasil e a influência africana na cultura brasileira.

O desfile cívico de Jerumenha não apenas celebrou a independência, mas também promoveu a conscientização sobre temas cruciais, demonstrando a dedicação da comunidade local à educação e à valorização dos direitos humanos. Foi um evento que inspirou reflexão e orgulho na rica história e diversidade do Brasil.

Confira as imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campeonato Jerumenhense 2025 começa neste sábado, 5 de abril, com premiação de R$ 22 mil para os destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A bola vai rolar neste sábado, 5 de abril, marcando o início do...

Lula deve visitar o Piauí em julho para inaugurar ponte sobre o Rio Parnaíba

A obra vai garantir maior fluidez ao escoamento de grãos na região do cerrado piauiense. O presidente da República, Luiz...

PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina

Léo Índio virou réu por envolvimento nos atos golpistas de 8/01 O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira...

Piauí inicia abril com aumento no ICMS sobre compras internacionais de 17% para 20%

Com essas cobranças, a tributação total para compras internacionais de até US$ 50 pode chegar a 50% A alíquota do...
spot_img

Ministro Flávio Dino determina suspensão de emendas para a Uespi e fundações de apoio do Piauí

A decisão do ministro do STF afeta também universidades e fundações de outros sete estados. O ministro do Supremo Tribunal...

Encontro no Piauí destaca avanços na alfabetização e fortalece parceria entre governos federal, estadual e municipais

O evento reforçou o papel do Piauí como laboratório de boas práticas, com trocas que inspiram todo o estado. O...
spot_img

Posts Recomendados