Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
O município de Jerumenha esteve representado nos dias 14 e 15 de maio, na Formação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA), evento promovido pelo Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. Realizado no Blue Tree Hotel, em Teresina, o encontro reuniu gestores, articuladores e profissionais da educação de todo o estado com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa.

A comitiva de Jerumenha foi composta pelo prefeito Júnior Nato, a secretária municipal de Educação Jordânia Ferreira, a supervisora de ensino Neide Benvindo e a articuladora municipal Luciane Lopes. O evento também contou com a presença de Cleverson Oliveira, articulador estadual do programa.
Durante os dois dias de programação, os participantes debateram ações estratégicas para garantir o avanço da alfabetização, com foco no diagnóstico das aprendizagens, recomposição educacional e construção de planos de ação com base no ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir).
O prefeito Júnior Nato destacou a relevância da formação para os municípios que investem na educação como ferramenta de transformação. “Participar de um evento como o RENALFA é reafirmar o nosso compromisso com a base da educação. Jerumenha está trabalhando para que nossas crianças tenham acesso a um ensino de qualidade, com políticas sérias e ações bem planejadas”, afirmou o gestor.

Para a secretária Jordânia Ferreira, o encontro foi uma oportunidade ímpar de integração e fortalecimento das redes de colaboração. “É gratificante ver que estamos alinhados com os propósitos do programa estadual e nacional. A formação nos permite refletir, avaliar e planejar melhorias contínuas para nossas escolas e nossos estudantes”, pontuou.
A programação do RENALFA incluiu palestras, mesas de debate e oficinas práticas conduzidas por especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), abordando temáticas como recomposição das aprendizagens, avaliação dos resultados, gestão pedagógica e estratégias para garantir o direito à alfabetização.
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