João Campos defende que Alckmin e PSB permaneçam como vice na chapa de Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O prefeito do Recife também afirmou que “não cabe um interlocutor” na relação entre o presidente e o vice.

Presidente do PSB e prefeito do Recife, João Campos disse ao presidente Lula (PT) que o partido quer manter Geraldo Alckmin como vice do petista na eleição de outubro. Lula avalia oferecer o posto para o MDB em uma tentativa de ampliar a aliança pela qual concorrerá à reeleição.

Campos falou a jornalistas nesta terça-feira (10) no Palácio do Planalto, depois de se reunir com Lula. “Foi reafirmado ao presidente o desejo do PSB de manter a Vice-Presidência e que isso é uma prioridade para o nosso partido”, declarou ele.

Divulgação

“A relação do presidente Lula com o vice-presidente Alckmin é muito boa. Ele sabe que para o nosso partido é importante essa construção, e tenho certeza que os dois vão construir isso da melhor forma”, declarou Campos.

O prefeito do Recife também afirmou que “não cabe um interlocutor” na relação entre o presidente e o vice.

Lula e Geraldo Alckmin foram adversários políticos por anos até se aproximarem e se tornarem aliados em 2021, já visando a eleição presidencial do ano seguinte –que foi vencida pelo petista. Um dos catalisadores da união foi a rejeição ao então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Alckmin foi um dos principais quadros da história do PSDB e transitava bem principalmente entre eleitores mais à direita. Já em 2022, filiou-se ao PSB para poder consumar sua aliança com Lula. O movimento foi um dos mais relevantes da candidatura do hoje presidente, que buscava formar uma frente ampla contra Bolsonaro.

Agora, Lula quer incluir ao menos mais um partido a sua coligação, e tem flertado com o MDB. A operação política é difícil de ser executada, uma vez que a maior parte da legenda é distante do presidente da República. A ideia é isolar seu provável principal adversário na eleição presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Lulistas do MDB disseram ao chefe do governo que a única possibilidade de, talvez, atrair o partido para sua coligação é oferecendo a cadeira de vice.

O presidente discutiu o assunto em dezembro com os senadores lulistas Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM). Ficou de marcar nova reunião, mas não o fez até agora.

Na quinta (5), Lula disse publicamente que Alckmin tem “um papel a cumprir” na eleição em São Paulo. A frase foi entendida como um sinal de que ele quer o vice concorrendo a algum cargo e reforçando seu palanque no estado com maior eleitorado.

Emedebistas a par da articulação avaliam que a declaração foi uma espécie de “ok” para avançarem na tentativa de formar uma maioria no partido em favor da aliança. Esse grupo, porém, ainda quer que o presidente faça gestos mais fortes.

Dois dias depois, durante celebração dos 46 anos do PT no sábado (7), em Salvador, o presidente afagou Alckmin dizendo que teve sorte com seus vices: “O Geraldo Alckmin foi uma dessas coisas que Deus fez acontecer na minha vida. É um homem extraordinário que eu respeito e admiro”. O vice esteve presente no evento.

Há três emedebistas cotados para a vice de Lula, caso a articulação dê certo: o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador do Pará, Helder Barbalho; e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

O principal destino especulado para Tebet, porém, é uma candidatura a senadora por São Paulo. Existe a possibilidade de ela mudar de partido, uma vez que o MDB paulista apoia o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Denúncias na internet crescem com uso de IA para produzir imagens de abuso infantil

O uso de inteligência artificial para gerar imagens de abuso foi um dos responsáveis pela explosão de denúncias de...

Programa Cisternas supera 100 mil entregas desde 2023, 88% no Nordeste

Iniciativa do Governo do Brasil garante captação e armazenamento de água para períodos de estiagem, estimula a agricultura familiar,...

Concurso 2.971: Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 55 milhões

O prêmio do concurso 2.971 da Mega-Sena acumulou nesta terça-feira (10). A estimativa de prêmio do próximo concurso, que será realizado no...

Palma Forrageira fortalece produção de ovinos e caprinos no semiárido piauiense

Inciativa do Senar distribui 45 mil raquetes de palma em Jacobina, garantindo alimento nutritivo e reduzindo custos durante a...
spot_img

Novas regras limitam taxas do vale-alimentação e reduzem prazo de repasse

Decreto altera Programa de Alimentação do Trabalhador e amplia uso dos cartões.Entraram em vigor nesta terça-feira (10) as novas...

Mais de 2 mil pescadores do Piauí vão receber seguro-defeso no primeiro lote

benefício, que corresponde a um salário mínimo mensal, é pago durante o período de reprodução de espécies.O Ministério do...
spot_img

Posts Recomendados