Joe Biden é eleito o 46º presidente dos Estados Unidos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A CNN americana acaba de anunciar que, segundo as suas projeções, o candidato democrata Joe Biden conseguiu os 270 votos para ser eleito o 46º presidente dos EUA no colégio eleitoral. Mas agora deve começar o processo legal de recontagem de votos impetrado pelo presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

Na projeção da CNN americana, Biden conquistou a vitória na Pensilvânia, o que garantiu o acréscimo de 20 delegados, dando um total de 273. Os estados de Nevada, Alasca, Geórgia, Carolina do Norte e Arizona ainda prosseguem com a apuração.

De acordo com as apurações parciais em estados-chave, além de cálculos estatísticos e demográficos sobre a proporção de urnas ainda não apuradas, já não é mais possível para o presidente Donald Trump chegar a 270 delegados no colégio eleitoral.

Biden conquistou a vitória em Michigan e Wisconsin, dois estados cruciais para chegar à vitória, na tarde de quarta-feira (4). Em ambos estados, a apuração está praticamente concluída.

Na sexta (6), Biden ultrapassou Trump na Geórgia e na Pensilvânia, confirmando neste sábado (7) a vitória neste último.

A indefinição deve se arrastar para os tribunais. Ao longo da semana, o presidente Donald Trump apresentou ações judiciais em diversas instâncias da Justiça americana questionando a contagem e acusando fraude na contabilidade de votos enviados pelo correio.

Há ainda a hipótese legal de recontagem em parte dos estados onde a margem entre os candidatos for inferior a um percentual pré-definida. Na Geórgia, a recontagem é provável diante da perspectiva de vitória de Biden por menos de 0,5 ponto percentual.

A litigância da parte de Trump ainda deve aumentar. Na noite desta sexta-feira, o presidente foi às redes sociais dizer que o adversário não deveria se autoproclamar presidente uma vez que “os processos estão só começando”.

Apuração

O primeiro dia de apuração começou envolto em incertezas, com Trump liderando nos mesmos estados do meio-oeste que lhe deram a vitória em 2016: Pensilvânia, Michigan e Wisconsin.

Conforme os votos de grande centros urbanos e dados de forma antecipada pelo correio foram computados, Biden reverteu o placar.

Com Wisconsin e Michigan, o ex-vice-presidente chegou a 253 delegados.

Ainda há perspectiva de que Biden melhore seus números na Geórgia. Caso isso ocorra, a vantagem dele no colégio eleitoral deve aumentar.

A retomada da região, também conhecida como “cinturão da ferrugem”, foi comemorada por Joe Biden em seu discurso na noite de sexta. Biden afirmou que a “parede azul”, com alusão à cor identificada com os democratas, foi restaurada e disse que os estados são o “coração” dos EUA.

No começo da noite de quarta, o democrata declarou que todos os votos devem ser contados. “Ninguém vai roubar a nossa democracia, nem hoje, nem nunca”, afirmou o candidato.

A campanha de Trump chegou a declarar vitória no estado da Pensilvânia na quarta-feira (4) por meio de uma publicação no Twitter. No entanto, ainda faltavam apurar mais de 10% dos votos — a maioria desses, feitos antecipadamente, por correio. Nesta sexta, Biden ultrapassou Trump no estado.

Os republicanos também prometeram levar à Suprema Corte um pedido para que votos enviados pelo correio que cheguem às autoridades eleitorais da Pensilvânia depois de 3 de novembro não sejam levados em conta.

A Justiça ainda não deu uma resposta final a respeito disso, mas o juiz Samuel Alito, da Suprema Corte, determinou que as contagens sejam feitas separadamente.

No voto popular, Biden tornou-se o candidato mais votado da história americana, com 74,5 milhões de votos, superando o ex-companheiro de chapa Barack Obama, de quem foi vice, em 2008.

Da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Teresina vai ganhar mais três restaurantes populares; veja locais

Os novos espaços serão nas zonas Norte e Sul. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos...

Brasil terá bandeira tarifária verde em janeiro, sem cobrança extra na conta de luz

Em dezembro, a bandeira já estava verde, após uma melhora das condições para geração de energia. A bandeira tarifária do...

Jesse Lima Miranda enaltece obra do prédio Olindina Silva e projeta novos avanços para a educação infantil em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe se prepara para iniciar uma nova etapa na administração municipal sob o...

Aposentadorias do INSS com reajuste vão ser pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro; confira

A partir de 27 de janeiro de 2025, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão...
spot_img

Silvio Mendes diz que saúde, limpeza e finanças serão os maiores desafios na sua nova gestão

Silvio detalhou as principais metas e desafios das primeiras semanas. O prefeito diplomado de Teresina, Silvio Mendes, projetou o início...

Sistemas de irrigação distribuídos pela SAF beneficiam mais de 2,6 mil famílias de agricultores

Em 2024, mais de mil kits foram entregues pelo Programa de Valorização da Agricultura Familiar. Através das políticas de desenvolvimento...
spot_img

Posts Recomendados