Joint venture construirá parque híbrido de R$ 3,3 bilhões no Piauí e Pernambuco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao todo, 80 turbinas com capacidade combinada de 456 MW serão construídas na primeira fase do projeto.

Em comunicado à imprensa internacional nesta quarta-feira, 01 de junho, a Hydro Rein e o Green Investment Group (GIG) da Macquarie Asset Management anunciaram que fecharam acordo para formar uma joint venture para construir e operar o ‘Feijão’, um projeto híbrido de energia eólica e solar de 586 MW no Piauí e Pernambuco.

O projeto fornecerá eletricidade para a mina de bauxita da Hydro Paragominas e reduzirá ainda mais as emissões de carbono da refinaria de alumina da Hydro Alunorte, permitindo a substituição do carvão até 2030. Alunorte e Paragominas assinaram contratos de compra de energia (PPAs) de longo prazo em dólares americanos com Feijão sob estrutura de autoprodução, viabilizando o projeto como único off-taker. O projeto será um importante facilitador para atingir a meta da Hydro de redução de 30% de CO2 até 2030.

O projeto híbrido eólico e solar está localizado nos estados do Piauí e Pernambuco e será construído em um dos maiores clusters de parques eólicos da América Latina. Ao todo, 80 turbinas com capacidade combinada de 456 MW serão construídas na primeira fase, com a opção de desenvolver até 130 MW de produção de energia solar na segunda fase.

A decisão final de investimento para o parque eólico está prevista para o quarto trimestre de 2022, enquanto uma decisão de investimento para o projeto solar será tomada numa fase posterior.

“Estamos muito satisfeitos em participar do desenvolvimento de mais energia renovável no Brasil junto com o Green Investment Group. Este projeto é um marco importante nos esforços de descarbonização da Alunorte e um marco importante para a Hydro Rein desenvolver seu portfólio de ativos brasileiros”, afirma Olivier Girardot, Head da Hydro Rein.

O investimento total para o parque é estimado em U$ 700 milhões, aproximadamente R$ 3,36 bilhões. A participação acionária da Hydro Rein será de 49,9%, com os 50,1% restantes detidos pelo Macquarie Green Investment Group Renewable Energy Fund 2.

“O Brasil tem um vasto potencial para o desenvolvimento eólico, e estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a Hydro neste projeto em estágio avançado. A experiência da Hydro no mercado brasileiro de energia e a presença regional, combinadas com nossa experiência global em energia eólica e infraestrutura, criam uma forte parceria que pode impulsionar a cadeia de suprimentos do Brasil e as ambições da região de se envolver com a oportunidade eólica global”, diz Mark Dooley, Global Chefe do Grupo de Investimento Verde.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...

Membros do governo Lula avaliam que anúncio de Flávio Bolsonaro é estratégia para 2030

Ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho para ser candidato a presidente em 2026 Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio...
spot_img

Copa do Mundo 2026: confira todos os grupos da competição

Torneio terá início no dia 11 de junho do próximo ano A Copa do Mundo de 2026 será disputada nos...

Seleção do Brasil disputa amistosos com França e Croácia

CBF confirmou as partidas após sorteio dos Grupos da Copa Momentos após a definição do grupo da seleção brasileira na...
spot_img

Posts Recomendados