Jornalista que tirou foto de Moraes fazendo gesto obsceno é demitido

-

- Advertisment -spot_img

Alex Silva afirma que jornal deu pouco destaque à imagem de Moraes e não apresentou justificativa concreta para sua demissão.

O fotógrafo de Moraes, Alex Silva, de 63 anos, foi demitido do jornal O Estado de S.Paulo na última quarta-feira (6), após 23 anos de atuação na editoria de Fotografia.

Ele foi o autor da imagem em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece fazendo um gesto obsceno a torcedores na Neo Química Arena, durante o jogo entre Corinthians e Palmeiras, em 30 de julho, pelas oitavas da Copa do Brasil.

Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

O episódio, capturado por Alex durante o aquecimento dos jogadores, ocorreu enquanto Moraes reagia a ofensas vindas de um grupo de corintianos. A foto viralizou nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a postura do ministro em um ambiente público.

O flagrante foi feito após o editor informar que Moraes, torcedor do Corinthians, estava no estádio. “Acho que alguém xingou naquela hora e daí ele mostrou o dedo do meio. Foram três fotogramas, nada mais”, contou Silva.

‘Fotógrafo de Moraes’ critica decisão e suspeita de censura interna

O fotógrafo de Moraes acredita que sua demissão está relacionada à repercussão política da imagem e afirma que reclamou internamente do tratamento editorial dado à foto. “Acho que o jornal escondeu a foto. Eu reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não deram na capa”, declarou ao Metrópoles.

Segundo ele, a empresa não apresentou motivos concretos ligados à performance profissional, apenas comunicou que mudanças administrativas motivaram o desligamento. Em nota, o Estadão negou qualquer relação entre a demissão e o registro de Moraes.

Afirmou que o encerramento do vínculo com o fotógrafo de Moraes já estava previsto como parte de uma reestruturação da equipe, e que a foto foi considerada de “relevante valor jornalístico”, tendo sido publicada em destaque na noite do jogo.

Silva finaliza expressando sua indignação com a falta de clareza da decisão: “Fico indignado, porque o jornal não apresentou uma justificativa concreta para a demissão, sobre o desempenho do meu trabalho. Simplesmente disseram que o RH pediu para me demitir”.

Leia a nota do jornal

O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.

Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Exportação de carne do Brasil cresce 16,4%

Alta nas vendas externas amplia demanda internacional.O volume de exportações de carne brasileira registrou crescimento de 16,4% em janeiro,...

Jerumenha celebra 136 anos de emancipação política e prefeito Júnior Nato destaca compromisso com o desenvolvimento do município

O município de Jerumenha comemora neste domingo, 15 de fevereiro, seus 136 anos de emancipação política. A data marca...

Ciro Nogueira lança campanha do Progressistas para o período de Carnaval; veja o vídeo

Com o lema “Se você me respeita, tem meu respeito”, ação busca conscientizar e promover empoderamento feminino no estadoO...

Ivete Sangalo diverte fãs ao brincar com sua solteirice: “Tão gostosa que nem eu aguento”

Cantora e Daniel Cady anunciaram término em novembro de 2025. Foi a primeira vez que artista participa do carnaval...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Lula parabeniza Lucas Pinheiro por ouro inédito nos Jogos de Inverno

"O esporte brasileiro não tem limites", publicou o presidenteO presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou neste sábado (14)...

Postagem de Michelle sobre candidatura ao Senado é mensagem direta a Flávio e Carlos Bolsonaro

Possibilidade de entrada da ex-primeira-dama na política vem gerando embates dentro do clã BolsonaroA ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou em...

Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador

Com mais de 90% das urnas contadas, Noboa estava...

Maior iceberg do mundo se desprende da Antártica

Chamado de A-76, imenso bloco de gelo é 80...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você