Alex Silva afirma que jornal deu pouco destaque à imagem de Moraes e não apresentou justificativa concreta para sua demissão.
O fotógrafo de Moraes, Alex Silva, de 63 anos, foi demitido do jornal O Estado de S.Paulo na última quarta-feira (6), após 23 anos de atuação na editoria de Fotografia.
Ele foi o autor da imagem em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece fazendo um gesto obsceno a torcedores na Neo Química Arena, durante o jogo entre Corinthians e Palmeiras, em 30 de julho, pelas oitavas da Copa do Brasil.

O episódio, capturado por Alex durante o aquecimento dos jogadores, ocorreu enquanto Moraes reagia a ofensas vindas de um grupo de corintianos. A foto viralizou nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a postura do ministro em um ambiente público.
O flagrante foi feito após o editor informar que Moraes, torcedor do Corinthians, estava no estádio. “Acho que alguém xingou naquela hora e daí ele mostrou o dedo do meio. Foram três fotogramas, nada mais”, contou Silva.
‘Fotógrafo de Moraes’ critica decisão e suspeita de censura interna
O fotógrafo de Moraes acredita que sua demissão está relacionada à repercussão política da imagem e afirma que reclamou internamente do tratamento editorial dado à foto. “Acho que o jornal escondeu a foto. Eu reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não deram na capa”, declarou ao Metrópoles.
Segundo ele, a empresa não apresentou motivos concretos ligados à performance profissional, apenas comunicou que mudanças administrativas motivaram o desligamento. Em nota, o Estadão negou qualquer relação entre a demissão e o registro de Moraes.
Afirmou que o encerramento do vínculo com o fotógrafo de Moraes já estava previsto como parte de uma reestruturação da equipe, e que a foto foi considerada de “relevante valor jornalístico”, tendo sido publicada em destaque na noite do jogo.
Silva finaliza expressando sua indignação com a falta de clareza da decisão: “Fico indignado, porque o jornal não apresentou uma justificativa concreta para a demissão, sobre o desempenho do meu trabalho. Simplesmente disseram que o RH pediu para me demitir”.
Leia a nota do jornal
O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.
Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos.








