Jovens de 16 a 18 anos podem tirar título de eleitor até 08 de maio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Procedimento pode ser realizado online. Este ano, eleitores poderão votar para prefeito, vice-prefeito e vereador.

Os jovens de 16 a 18 anos que desejam votar nas eleições municipais de 2024 têm até 8 de maio para obter o título eleitoral. Esse documento habilita o cidadão a exercer o direito ao voto. Em outubro, as eleições serão realizadas para escolher os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios pelos próximos quatro anos.

Movimento no último dia para o eleitor tirar o título pela primeira vez, pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral ou fazer o recadastramento biométrico (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em 2022, após uma campanha nacional na qual vários famosos incentivaram os jovens que ainda não possuíam título de eleitor a tirar o documento e participar das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um aumento de 51% no número de pessoas aptas a votar. No período, mais de 2 milhões de eleitores com 16 e 17 anos emitiram o título.

Como tirar o primeiro título de eleitor?

Para solicitar o título eleitoral, o jovem pode usar o sistema de autoatendimento TítuloNet. Ao acessar o sistema, basta selecionar a opção “não tenho” no campo “Título de eleitor”, caso seja a primeira vez. Em seguida, é necessário preencher todos os campos com informações pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.

Para solicitar o título eleitoral, é necessário anexar quatro fotografias: uma selfie segurando um documento oficial de identificação e duas fotos da documentação usada. O eleitor deve estar sem acessórios que obstruam o rosto, como óculos ou bonés. 

Além disso, é preciso incluir um comprovante de residência e, para homens entre 18 e 45 anos, um comprovante de quitação do serviço militar obrigatório. Todas as imagens devem ser claras. 

Após enviar a solicitação, é possível acompanhar a emissão do título eleitoral online, inserindo o número do protocolo gerado. Depois, o cidadão pode retirar o título no cartório eleitoral mais próximo. O futuro eleitor tem 30 dias para fazer o cadastramento biométrico no cartório eleitoral. Depois, pode baixar a versão digital do título eleitoral pelo aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...

PL da Dosimetria: saiba como os senadores do Piauí votaram

O projeto restringe seus efeitos aos crimes relacionados aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O Senado Federal...

Empregadores têm até esta sexta-feira para pagar a segunda parcela do 13º salário

A partir de 15 dias trabalhados, o empregado já tem direito a receber o abono natalino Termina nesta sexta-feira (19)...

Gripe K 2026:o que esperar dos sintomas e quando devemos nos preocupar

Subtipo do vírus influenza entrou no radar após alertas da OMS; especialistas detalham sintomas e cuidados. O alerta não...
spot_img

Quem é Weverton Rocha? Senador do Maranhão é alvo de vários processos

Operação contra descontos no INSS cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras...

PF faz buscas contra senador do Maranhão e prende filho do ‘Careca do INSS’ e nº 2 da Previdência

Secretário executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, teve prisão domiciliar decretada e foi afastado do cargo. A PF...
spot_img

Posts Recomendados