Justiça anula eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Jerumenha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A decisão foi tomada após parlamentares indicarem irregularidades no processo conduzido pelo atual presidente, Atyla Helton, em abril desse ano, ferindo o Regimento Interno. Com isso, nova eleição deverá ser realizada para o biênio 2023/2024.

O Desembargador RICARDO GENTIL EULÁLIO DANTAS, do Tribunal de Justiça do Piauí, deferiu pedido liminar (processo nº 0755292-82.2022.8.18.0000) para declarar a nulidade da eleição realizada pela Câmara de Vereadores de Jerumenha, em 22 de abril desse ano, para o (biênio 2023/2024).

A decisão foi tomada após um Agravo de Instrumento e representação feita por alguns vereadores. Alegando-se que houve irregularidades na eleição, a Justiça entendeu que houve uma violação no regimento da Casa Legislativa. Assim, parte dos parlamentares, esperam nova eleição para a mesa diretora.

No relatório do caso diz:

Trata-se de Agravo de Instrumento, com pedido de efeito suspensivo, interposto por AMAURI HENRIQUE BENVINDO e outros, em face de decisão exarada pelo juiz da Vara Única da Comarca de Jerumenha, no bojo da Ação Popular por eles manejadas, sendo requeridos, ora agravados, ATYLA HELTON DE SOUSA RIBEIRO e Câmara Municipal de Jerumenha-PI.

Os agravantes renovam os argumentos de sua inicial, aduzindo, em suma, que o Sr. Atyla Helton de Sousa Ribeiro, em 22 de Abril deste ano, convocou sessão especial para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara Municipal de Jerumenha, para o biênio(2023/2024), que teve os seguintes membros eleitos, Presidente; o vereador Rauyls Gama de Sousa, Vice- Presidente Osvaldo Ribeiro de França, 1º Secretário Leydermann Carreiro de Oliveira e 2º Secretário Átyla Helton de Sousa Ribeiro. Contudo, alegam que tal convocação violou o disposto no art. 17 da Lei Orgânica do Município, vez que estabelece que o procedimento de votação da mesa diretora deve ocorrer no início de cada biênio. Requer, assim, concessão de efeito suspensivo/ativo, para determinar a suspensão da Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jerumenha.

Na decisão, o magistrado concedeu o pedido de anulação, o documento foi datado no final da tarde de ontem, 22 de dezembro de 2022.

Confira o documento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao...

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...
spot_img

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

O valor subiu após uma reportagem apontar que a empresa de mídia social de Trump estava em negociações para...

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...
spot_img

Posts Recomendados