Justiça manda Netflix tirar do ar o especial de Natal do Porta dos Fundos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O grupo também está proibido de autorizar a exibição do filme por qualquer meio; o descumprimento dessas ordens pode gerar multa de R$ 150 mil por dia de exibição do filme.

A Justiça do Estado do Rio determinou nesta quarta-feira, 8, que a Netflix tire do ar o especial de Natal feito pelo grupo humorístico Porta dos Fundos.

O grupo também está proibido de autorizar a exibição do filme por qualquer meio. O descumprimento dessas ordens pode gerar multa de R$ 150 mil por dia de exibição do filme. A decisão foi emitida “para acalmar ânimos”, justificou o autor, Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível. Ele também destacou que a sociedade no Brasil é “majoritariamente cristã”.

O vídeo, chamado A Primeira Tentação de Cristo, retrata Jesus Cristo como um homossexual que se envolve com Lúcifer; na versão, Maria trai José com Deus. O especial de Natal gerou polêmica e virou pretexto para um atentado contra a sede da produtora do Porta dos Fundos, no Humaitá (zona sul do Rio de Janeiro), na madrugada de 24 de dezembro. Dois coquetéis molotov foram lançados, por um grupo que se apresentou na internet como integralista, dentro do prédio, causando um incêndio que foi controlado antes de causar danos significativos.

Um acusado pelo atentado — Eduardo Fauzi Richard Cerquise, de 41 anos — está foragido desde 31 de dezembro. Ele viajou para a Rússia antes de sua prisão ser decretada.

A decisão de tirar o especial do ar foi tomada em agravo de instrumento proposto pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, um grupo religioso carioca.

Em dezembro a entidade propôs uma ação civil pública pedindo que o vídeo fosse retirado do ar, mas em primeira instância o pedido foi negado. “Não constatei a ocorrência de qualquer ilícito (…). Também não verifiquei violação aos direitos humanos, incitação ao ódio, à discriminação e ao racismo, sendo que o filme também não viola o direito de liberdade de crença, de forma a justificar a censura pretendida”, escreveu, em 19 de dezembro, a juíza Adriana Jara Moura, da 16ª Vara Cível.

A Associação Dom Bosco recorreu, mas a decisão também foi mantida pelo plantão judiciário. O grupo então ajuizou agravo de instrumento ao Tribunal de Justiça, distribuído à 6ª Câmara Cível. Na decisão emitida nesta quarta-feira, em documento de 40 páginas, o relator Abicair afirma que “nessa fase preliminar não cabe (sic) maiores erudições para embasar qualquer decisão, diante da exiguidade do tempo para se decidir com quem está a razão, mas sim, qual dano de maior potencialidade precisa ser evitado”.

Segundo ele, a agravada (o grupo Porta dos Fundos) “não foi centrada e comedida ao se manifestar nas redes sociais, pois poderia justificar sua ‘obra’ através de dados técnicos e não agindo com agressividade e deboche”. E conclui afirmando que “me aparenta mais adequado e benéfico não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, (motivo) pelo que concedo a liminar”.

O grupo Porta dos Fundos e a Netflix não haviam se manifestado sobre a decisão judicial até a publicação desta reportagem.

Por Estadão Conteúdo

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Farmácia do Povo realizou a entrega de seis mil medicamentos na casa de pacientes em 2024

Ao todo, foram cerca de duas mil remessas mensais realizadas nos últimos três meses do ano, beneficiando mil pessoas. Em...

Cantor Gusttavo Lima segue internado e sem previsão de alta

Segundo boletim médico emitido na noite de domingo (22), o artista está em tratamento após apresentar um quadro de...

No Brasil, é registrada uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024

Ano teve o maior número de mortes da última década; queda de aeronave no RS deve elevar registros para...

Osmar Júnior nega rumores sobre saída de Wellington Dias do Governo Lula

Wellington Dias está focado no trabalho de erradicação da fome no país O ex-deputado federal Osmar Júnior (PCdoB), secretário executivo...
spot_img

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

Profissionais de saúde tentam transportar centenas de pacientes As autoridades israelenses determinaram, na noite desse domingo (22), o fechamento de um...

Caixa conclui pagamento da parcela de dezembro do Bolsa Família

Recebem nesta segunda beneficiários com NIS de final 0 A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de dezembro...
spot_img

Posts Recomendados